carregando...

Leonardo Falci Mourão

Tome Nota 21/01/2016

Nota falecimentoCom pesar, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) comunica o falecimento de Leonardo Falci Mourão, ocorrido dia 20 de janeiro, em Belo Horizonte (Minas Gerais). “A nação pediátrica perde um colega de suma importância que contribuiu não só com a Sociedade Mineira, mas também com a Brasileira pela sua atuação na formação de médicos na Emergência como na Defesa Profissional”, salienta dr. Eduardo da Silva Vaz, presidente da SBP.

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com Título de Especialista em Pediatria, fez sua carreira em Belo Horizonte. Era do Departamento Científico de Emergências e Cuidados Hospitalares da SBP. Atuante, foi instrutor do Curso de Reanimação Neonatal em Minas, idealizador e coordenador do Curso de Emergência Pediátrica da Sociedade Mineira de Pediatria (SMP), e docente do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH).

Referência para os colegas, dr. Leonardo “por muitos anos fez parte da diretoria da SMP e dos comitês, atuando com destaque na organização de eventos, principalmente no Congresso Mineiro de Pediatria”, salienta Maria do Carmo Barros de Melo, presidente da SMP. “Trabalhava veemente a fim qualificar os pediatras mineiros a prestar melhor assistência aos pacientes em situações de emergência”, frisa dra. Maria do Carmo.

Considerado “um profissional incomparável em termos de competência pediátrica, trabalhou em prol da Defesa Profissional no estado”, lembra Rachel Pitchon dos Reis, ex-presidente da SMP.

Sempre preocupado com a reciclagem dos pediatras mineiros, nos últimos dois anos promoveu o curso de Emergência Pediátrica, realizado pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-MG) e pela SMP, em mais de 25 cidades de Minas. “Era um médico muito competente na área de Neonatologia e de Urgência”, define Luciano Amadêe, diretor de cursos e eventos da Sociedade Mineira.

Dr. Leonardo deixa a esposa, a oftalmologista Denize Mourão, dois filhos, Guilherme e Marina. O sepultamento foi hoje, ao meio dia, no Cemitério do Bonfim, na capital mineira.