carregando...

Dia do Pediatra

Um pouco de história 27/07/2016

DrCresio-Diadopediatra2016-1

O Dia do Pediatra é comemorado em 27 de julho, dia da fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria em 27 de julho de 1910. 

O que significa Pediatria? 

- Pediatria é uma palavra de origem grega (paidos: criança e iatreia: processo de cura). Ela é a especialidade médica dedicada à assistência biopsicossocial da criança, do nascimento até a adolescência. 

Como surgiu a Pediatria? 

- A Pediatria surgiu, como especialidade, no final do século XIX, devido aos elevados índices de mortalidade infantil e ausência de profissionais especializados para cuidar de crianças. 

Como é a formação do Pediatra? 

- No Brasil, a formação do médico pediatra compreende dois anos de residência médica em pediatria geral (aumentado para três anos em 24-07-2013, pela Comissão Nacional de Residência Médica). Isto é seguido, se desejado, por mais dois ou três anos de residência médica em uma especialidade pediátrica.

Quando foi fundada a Sociedade Brasileira de Pediatria? 

- A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) foi fundada, por Dr. Fernandes Figueira, no Rio de Janeiro, em 27 de julho de 1910. Até 1950, ela era uma sociedade basicamente carioca. Sua nacionalização ocorreu apenas em 1951, com a filiação das Sociedades e Departamentos Estaduais de Pediatria.

Quando foi realizado o primeiro evento científico da Pediatria no Brasil? 

- A “Conferência Nacional de Proteção e Assistência à Infância” realizada em 1933, a “Primeira Jornada Brasileira de Puericultura e Pediatria” realizada em 1951, e o “Primeiro Congresso Brasileiro de Pediatria”, em 1951, são os eventos que marcam o inicio das reuniões científicas da Pediatria no Brasil.

Quando foi fundado o “Jornal de Pediatria”? 

- O “Jornal de Pediatria”, publicação científica oficial da Sociedade Brasileira de Pediatria, foi fundado em 1934.

Qual é o emblema da SBP e da Academia Brasileira de Pediatria e qual o seu significado?

- SBP: o emblema da SBP foi modificado em 27 de julho de 2010 durante as comemorações do centenário da SBP. De forma resumida, a modificação do emblema da SBP ocorreu por vários motivos: para mostrar que os cuidados da sociedade se estendem para além da criança em sua caminhada em direção à vida adulta e saudável; para mostrar a atenção da SBP pelo zelo e harmonia familiar; para mostrar a importância da presença dos pais num tempo em que a terceirização do cuidado da criança é cada que vez mais comum; para mostrar a atenção da SBP à mulher/mãe, cujo bem estar repercutirá sobre o desenvolvimento da criança desde sua vida intrauterina; para mostrar a importância da paternidade desejada, valorizada e consciente; e para representar o alcance global de todas essas ações integradas ao desenvolvimento da pediatria num desenho destacado pela modernidade 

- Academia Brasileira de Pediatria: o emblema da Academia Brasileira de Pediatria é o antigo símbolo da SBP. Ele é um medalhão inspirado no pórtico do “Ospedale degli Innocenti” (Hospital dos Inocentes), em Roma, criado por Andrea della Robia (1437-1528). Esse medalhão mostra um menino enrolado por faixas e coberturas. Ele representa o “Jesus Menino” com seu olhar suplicante pelas crianças abandonadas. Estar enfaixado é um costume da antiguidade de enfaixar crianças pequenas. 

Qual é a demografia atual do Pediatra no Brasil? 

A pesquisa “Demografia Médica no Brasil.2015”, coordenada pelo Dr. M. Scheffer (http://www.sbpc.org.br/upload/conteudo/demografia_medica2015.pdf),mostra que em Outubro de 2015, o Brasil tinha 399.692 médicos e uma população de 204.411.281 habitantes, correspondendo à razão de 1,95 médico por 1.000 habitantes.

A demografia da Pediatria brasileira, em 2015, mostra:

- Número de Pediatras: 34.637 vs. Total de médicos: 399.692.

- Percentual da Pediatria sobre total de especialidades: 10,5.

- Razão Pediatra por 100.000 habitantes: 17,7.

- Média de idade dos Pediatras: 46,8 anos (± 12,6) vs. Média nacional para todos os médicos em atividade: 45,7 (±15) anos.

- Média de tempo de formado do Pediatra: 23,7 anos (± 16,4).

- Percentual por sexo dos Pediatras: 28,5% (homens) e 71,5% (mulheres) vs. Média nacional para todos os médicos em atividade: 57,5% (homens) e 42,5% (mulheres).

- Distribuição por região: 3,8% (Norte), 15,8% (Nordeste); 55% (Sudeste), 16,8% (Sul) e 8,6% (Centro-Oeste).

 

Feliz Dia do Pediatra!