NORMAS PARA INSCRIÇÃO E ELABORAÇÃO DOS RESUMOS

Prezado Autor, antes de redigir o resumo de seu trabalho científico, leia atentamente todas as informações deste regulamento. Os resumos em não conformidade com as orientações não serão aceitos.

CRONOGRAMA

28/02/2025 - Prazo final de envio dos resumos. O número de autores é limitado a 15. É obrigatória a inscrição de um dos autores no Congresso para submissão do trabalho. Não há limite de resumos de um mesmo autor.

07/03 a 28/03/25 – Período de avaliação dos trabalhos. Cada trabalho será pontuado por 3 avaliadores independentes, membros dos Departamentos Científicos da SBP e da Comissão de Temas Livres.

01/04/2025 - Divulgação dos trabalhos aprovados e o modo de apresentação do trabalho. O resultado será publicado no site do Congresso. O autor receberá um aviso para consultar no site a data, local e horário para apresentação, através do e-mail do autor que efetuou a inscrição dos trabalhos.

  • A inscrição dos resumos deverá ser efetuada por um autor já inscrito no Congresso.
  • Os resumos serão digitados diretamente na página do Congresso, opção Trabalhos Científicos - Inscreva seu Trabalho.
  • O envio de trabalhos científicos (resumos) representa o compromisso definitivo do(s) autor(es) em apresentar(em) o(s) trabalho(s), se aceito(s), durante o Congresso em data e horário a serem comunicados.
  • Para efetuar a inscrição de trabalhos científicos (resumos) será necessário informar o endereço eletrônico (E-mail) e a respectiva senha de acesso de um dos autores, definidos durante o preenchimento da ficha de inscrição no congresso.
  • Serão aceitas apenas as inscrições dos trabalhos científicos (resumos) efetuada(s) pelos autor(es) regularmente inscrito(s) no Congresso.
  • Não há limite de resumos de um mesmo autor, entretanto, este só poderá apresentar até 02 trabalhos.
  • Cada resumo poderá ter até 15 autores, sendo 1 autor principal e os demais co-autores.
  • Cabe à Comissão julgadora definida para este evento, avaliar os trabalhos de acordo com normas científicas específicas (com autonomia para modificar a opção de apresentação do trabalho, o que se compromete a comunicar com antecedência aos autores) e classificá-los segundo estas normas.
  • Os relatos de casos aceitos deverão ser automaticamente apresentados na forma de pôster.
  • Revisões Sistemáticas e Metanálise poderão ser submetidas, mas não serão aceitas revisões de literatura que não contemplem esta metodologia.
  • A divulgação dos trabalhos aprovados será efetuada neste site. Os autores responsáveis pela submissão também serão notificados por email.

Da Elaboração dos Resumos

  1. O trabalho inscrito deverá ser inédito, não tendo sido publicado/apresentado em qualquer outro
    Congresso Nacional.
  2. Escolher o eixo temático em que a proposta será submetida. No momento da analise, o avaliador poderá realizar a troca do eixo temático da proposta de trabalho.
    1. HIV/AIDS
    2. Infecções congênitas e perinatais
    3. Vacinas
    4. Arboviroses
    5. Infecções relacionadas à assistência a saúde
    6. Antibioticoterapia
    7. Outros
  3. O texto do resumo do trabalho científico deverá ser estruturado segundo o tipo de pesquisa e
    contemplar os seguintes itens:
    1. Trabalhos originais ou Revisões sistemáticas e Metanálises: Objetivo; Métodos; Resultados;
      Conclusão; Palavras-chave; Agências Financiadoras (se houver).
    2. Relato de caso clínico: Introdução; Descrição do caso; Discussão e Conclusão.
  1. Em cada resumo deverá constar que o Projeto foi enviado à Comissão de Ética em Pesquisa (número do processo) e para Revisões sistemáticas, número da PROSPERO - International prospective register of systematic reviews ou da Base de Registros de Revisões da Biblioteca Cochrane.
  2. Sugere-se que os autores coloquem duas a quatro referências relevantes, relacionadas à sua apresentação e modalidade de resumo, em espaço reservado a essa finalidade, sendo que esse número de palavras não será computado ao número máximo de palavras do resumo.
  3. 8- O resumo deverá ter no máximo 3000 (três mil) caracteres considerando os espaços, não sendo permitidos gráficos, fórmulas, imagens, formatações, símbolos ou caracteres especiais.

Das Orientações Gerais aos Autores

  • Não serão aceitos os resumos que contiverem a citação do nome da instituição e/ou dos autores, tanto no título quanto no resumo dos trabalhos, assim como aqueles nos quais marcas comerciais e de produtos estiverem descritos no texto.
  • Não serão permitidas alterações do conteúdo dos resumos/trabalhos após a conclusão do processo de envio dos trabalhos submetidos para apreciação da comissão de temas livres.
  • A Comissão Científica avaliará os trabalhos e selecionará somente aqueles que estiverem de acordo com as normas definidas para este evento.
  • A divulgação dos trabalhos aprovados será feita através do site do Congresso, com informações de datas, hora e forma de apresentação.
  • Todos os trabalhos aprovados receberão certificados de apresentação no Congresso.
  • Os autores autorizam a Comissão Organizadora do 23º Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica e do 18º Simpósio Brasileiro de Vacinas e demais sociedades médicas que apoiam este evento, a divulgar o resumo em âmbito nacional e internacional, após a apresentação do mesmo, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral.

Das Apresentações

  1. Formato: Temas Livres: são apresentações orais realizadas em dia e horário determinados; serão limitados em dez minutos para a apresentação e cinco minutos para discussão e perguntas, a critério do coordenador da sessão. O autor apresentador deverá estar inscrito no congresso.
  2. Formato: Pôster Eletrônico (E-Pôster) Comentado: Os trabalhos selecionados como E-pôster comentado ficarão expostos sob a forma de E-pôster e serão apresentados em locais, dias e horários especialmente para tal fim. Cada expositor terá 05 minutos para sua apresentação, seguido de 05 minutos para debate com a comissão avaliadora. O autor apresentador deverá estar inscrito no Congresso.
  3. E-Pôster: Os trabalhos ficarão expostos sob a forma de E-pôster e o autor deverá estar presente no horário e dia aprovado para apresentação, quando serão realizadas visitas pelo público. O autor encarregado de apresentar o trabalho deverá estar inscrito no Congresso. Os certificados serão emitidos após a apresentação do trabalho para os comentadores.

Observação - após aprovação do trabalho no evento, os autores inscritos receberão as instruções para montar o pôster eletrônico no formato de slide em PDF e como deve ser inserido no site.

Anais do Congresso

  1. Os resumos dos trabalhos apresentados durante o evento ficarão disponíveis no site da Sociedade Brasileira de Pediatria no item - Anais dos Congressos
Sociedade Brasileira de Pediatria

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