Agosto Dourado: SBP estimula engajamento dos homens no apoio ao aleitamento materno

Para celebrar a SMAM (Semana Mundial de Aleitamento Materno) e o Agosto Dourado, mês da amamentação no Brasil, a SBP preparou ação inédita que leva os pediatras a estimularem a participação do homem (pai, amigo, companheiro, parente) no apoio ao aleitamento materno. De acordo com a presidente da entidade, dra. Luciana Rodrigues Silva, essa é uma das principais metas do Departamento Científico que se dedica ao tema.

“Neste ano, além de reforçar o papel da mãe e a importância do leite materno para o bebê, a SBP quer estimular o pediatra a chamar o pai a participar cada vez mais desse processo. O homem deve conhecer os detalhes da importância de amamentar, assumir tarefas e respeitar o tempo da mulher e seus sentimentos, apoiando a lactação. São partes que compõem um todo e vários estudos têm demonstrado que o apoio do pai é fundamental na amamentação do bebê”, destaca a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva.

REFLEXÃO - Mas a campanha da SBP não se limita a esse ponto. Além da sensibilização dos homens, de uma maneira geral, sobre o tema, a entidade quer promover a reflexão entre os pediatras sobre como tem sido seu papel no fortalecimento dessa prática no País. “Queremos que pensem a respeito de sua atuação em prol do aleitamento materno dentro e fora dos consultórios”, destacou dra Luciana Rodrigues Silva, que detalhou que, com esse objetivo, ao longo de agosto, serão compartilhados relatos sobre a experiência.

Para participar da ação, os pediatras devem compartilhar texto ou vídeo no Facebook marcando a página da SBP (@SBPediatria) e incluir as hashtags #aleitamento #agostodourado. No Instagram o processo é semelhante: basta marcar @pediatriaparafamilias e usar as hashtags #SociedadeBrasileiradePediatria, #aleitamento e #agostodourado.

Também durante o Agosto Dourado também serão postados cards especiais nas redes sociais de forma a promover o aleitamento materno. O material traz dicas aos pais em prol da amamentação, tais como ser atencioso e amoroso com a mãe e o bebê; a importância do descanso da mãe para a produção do leite bem como ajudar nos cuidados do bebê, como trocar fraldas, ajudar nas tarefas de casa; ser um pai presente tanto na vida do bebê quanto da mãe; respeitar o tempo e os sentimentos da mãe; entre outras.

ACESSE AQUI O MATERIAL DA CAMPANHA DA SBP.

DOCUMENTOS - Como complemento, a SBP reforçará a divulgação de documentos produzidos pelo Departamento Científico de Aleitamento Materno, com foco no protagonismo do pediatra na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, além de conteúdos e informações no site Pediatria para Famílias, curso EAD sobre aleitamento materno e o 2º Simpósio sobre o tema, que acontecerá em outubro, durante o 39º Congresso Brasileiro de Pediatria, em Porto Alegre (RS).

“As ações integradas precisam ser ampliadas na pediatria diariamente, seja mostrando o porquê de o leite materno ser o alimento adequado para o desenvolvimento sadio da criança, estimulando a prática até os dois anos de idade ou mais (de modo exclusivo nos seis primeiros meses de vida); seja orientando e escutando mães e pais e, principalmente, sensibilizando a sociedade a respeitar esse momento único e fundamental para a saúde do bebê e para o fortalecimento do vínculo afetivo entre mãe e filho”, salienta o presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SBP, dr. Luciano Borges Santiago.


Nossos Endereços



Endereço: Edifício Buriti Center, 12º andar, salas 1201-1203, Alameda dos Buritis, nº 408, Centro – Goiânia (GO)

Telefone: (62) 3251-5175

E-mail: sogoped@gmail.com