Dia do Aleitamento Materno reúne famílias e profissionais em prol da amamentação, em Goiânia

Mães precisam de resiliência e apoio do pai para o sucesso da amamentação, destacou a presidente da SGP durante o evento

Em alusão à Semana Mundial do Aleitamento Materno, a SGP (Sociedade Goiana de Pediatria) promoveu no último sábado (3), em parceria com a SES-GO (Secretaria de Estado da Saúde de Goiás), o Dia do Aleitamento Materno. O evento realizado no Parque Flamboyant, em Goiânia, reuniu centenas de mães, pais, bebês, familiares e profissionais nas ações de promoção e conscientização sobre a importância da amamentação.

A abertura das atividades contou com a apresentação da Orquestra Filarmônica de Goiás. O encontro teve ainda a participação do secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, da médica neonatologista e assessora técnica da SES-GO, Cynara Porto, e da embaixadora do evento, a médica Marcela Barra.

Também estiveram presentes a coordenadora do Departamento de Aleitamento Materno da SGP, Simone Ramos, que ficou à frente das rodas de conversa e outras orientações para os participantes, e a presidente da SGP, Marise Tofoli. Em seu discurso, a presidente da entidade falou sobre o poder de ações como o Dia do Aleitamento Materno para levar conhecimento às pessoas e apontou evidências científicas a respeito dos benefícios gerados pela amamentação.

“Bebês que mamam exclusivamente até os 6 meses e prolongam essa alimentação e vínculo com a mãe até, pelo menos, os 2 anos de idade, são, comprovadamente, mais inteligentes. Além disso, têm seu sistema imunológico fortalecido, podendo evitar diversas doenças tanto na infância quanto no decorrer da vida. O aleitamento materno está repleto de desafios, mas acima deles estão os inúmeros ganhos à mãe e ao bebê”, esclareceu a presidente da SGP.

Ela também ressaltou como o apoio do pai, da família e do pediatra é essencial para o sucesso da amamentação. A afirmação faz parte da campanha deste ano da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) para o Agosto Dourado, mês de estímulo à amamentação, com o tema “Pediatras, estimulem a participação paterna!”. O objetivo é incentivar o envolvimento do genitor neste momento importante para o desenvolvimento da criança.

Experiência

Nessa perspectiva, a embaixadora do evento, Marcela Barra, que também é esposa do cantor Mateus (da dupla Jorge & Mateus), relatou como fez para envolver mais intensamente o pai do primeiro filho do casal, Dom, na experiência da maternidade e da amamentação.

“Eu orientei muito o meu marido durante a gestação. Expliquei que quando o Dom nascesse, seria dele a responsabilidade de pedir para aguardarem para clampear o cordão umbilical e de colocá-lo no meu peito logo após o parto. Nem tudo sai como planejamos, mas buscar informações juntos e ter a consciência de que precisamos ser parceiros em todos esses momentos, especialmente da amamentação, é o primeiro passo para que tudo flua”, afirmou Marcela.

Ela também ressaltou que a presença do pediatra após o parto foi fundamental para que ela pudesse amamentar seu filho. “Quando fui para o quarto, disseram que meu filho precisava de complemento, pois ele estava no limite inferior para uma hipoglicemia do recém-nascido. Fiquei assustada, mas não permiti e insisti que chamassem meu pediatra. Ele chegou ao quarto, me ajudou a amamentar e logo o exame do meu filho deu normal”, descreveu a embaixadora do Dia do Aleitamento Materno, em Goiânia.

Atividades para a população

O Dia do Aleitamento Materno, que ocorreu das 9h às 14h, também teve o envolvimento de representantes do Banco de Leite Humano, da Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia, do Comitê Estadual de Aleitamento Materno e da OVG (Organização das Voluntárias de Goiás), além de diversos profissionais das áreas de fonoaudiologia, nutrição e psicologia. No local, diversos serviços foram oferecidos gratuitamente à população, como avaliação e conferência da curva de crescimento pôndero-estatural de crianças, informações sobre as vantagens da amamentação e doação de leite materno, orientações sobre a saúde do homem com o pré-natal do parceiro, dicas de prevenção da hipertensão arterial e diabetes gestacional, entre outros atendimentos.

Veja as fotos do evento na nossa galeria.


Nossos Endereços



Endereço: Edifício Buriti Center, 12º andar, salas 1201-1203, Alameda dos Buritis, nº 408, Centro – Goiânia (GO)

Telefone: (62) 3251-5175

E-mail: sogoped@gmail.com