Atividades envolveram mais de 200 participantes durante mobilizações
Levar ao conhecimento da sociedade e do poder público a importância da discussão sobre a cardiopatia congênita foi o foco da SGP (Sociedade Goiana de Pediatria) durante uma série de eventos realizados no início da semana em comemoração ao Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita.
Em parceria com a Associação Amigos do Coração e CDI, a SGP transformou o parque Vaca Brava no palco da Festa do Coração. O evento, que aconteceu no último domingo (11), reuniu mais de 170 participantes que compartilharam os desafios de lidar com uma doença que afeta anualmente 30 mil bebês nascidos vivos no Brasil.
Já na segunda-feira (12), mais de 30 integrantes do Governo de Goiás receberam representantes da SGP e da Associação Amigos do Coração em visitas ao Hugol (Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira) e Hecad (Hospital Estadual da Criança e do Adolescente) - unidades em que são realizadas, respectivamente, cirurgias cardiopediátricas e consultas ambulatoriais na especialidade.
Durante o encontro, a diretora do departamento de cardiologia pediátrica da SGP, Mirna de Sousa, afirmou que a entidade encaminhará ao Ministério Público um documento com sugestões de melhorias para o atendimento aos cardiopatas, incluindo a exigência de acesso ao Hugol e Hecad por meio de regulação. “Essas unidades precisam atender dentro do perfil, para que haja vaga ao paciente grave. É preciso que a rede básica acolha melhor e não sobrecarregue os hospitais especializados”, explicou.
As ações do Dia da Cardiopatia Congênita foram finalizadas na Câmara Municipal de Goiânia, local onde foram discutidos, em audiência pública, a crise no atendimento pediátrico na capital e o cenário atual da cardiologia pediátrica. “Fechamos dois dias de muito trabalho que serviram para mostrar que os problemas relacionados à cardiopatia precisam de resolução rápida e eficaz. Pacientes com essa condição infelizmente correm contra o tempo e é nosso dever ir em busca de melhorias para que nossas crianças tenham o melhor tratamento possível”, finaliza Mirna.
Fonte: Assessoria de comunicação/SGP
Endereço: Edifício Buriti Center, 12º andar, salas 1201-1203, Alameda dos Buritis, nº 408, Centro – Goiânia (GO)
Telefone: (62) 3251-5175
E-mail: [email protected]