Desfralde: Quando começar?

A melhor forma de descobrir a hora certa é observando os sinais da criança. 
O primeiro deles é quando seu filho começa a avisar que fez cocô ou xixi. A partir desse sinal, os pais podem sempre marcar a hora que a criança tem o hábito de fazer suas necessidades e levá-lo ao banheiro. Se tudo ocorrer bem, elogie, e é hora de dar o próximo passo, começando aos poucos a desfraldar. Caso seu filho não consiga, não se preocupe. Lembre-se: o processo é lento, e por isso, você precisa ter paciência! 
Não dê bronca na criança caso ela molhe as calças algumas vezes, ela ainda está aprendendo, e a sua função é oferecer suporte para que ela realize essa conquista. 
Abandonar as fraldas é uma transição na vida da criança e requer atenção, participação e paciência dos pais ou responsáveis. Por isso, o desfralde deve ser feito em um momento de intimidade familiar, no tempo certo, quando a criança consegue comandar seus movimentos e órgãos para realizar suas necessidades. Recomenda-se, portanto, que a função de ensinar e auxiliar a criança a ir ao banheiro e parar de usar fraldas, seja dos pais e não da escola.