Em evento para crianças, Sociedade Goiana de Pediatria alerta sobre o uso de celulares na infância e a prevenção de acidentes

Acontece no próximo sábado (7), a partir das 10h, na praça de alimentação do Passeio das Águas Shopping, o evento “Dia das Crianças – Cuidado é o melhor presente!”, promovido pela SGP (Sociedade Goiana de Pediatria). A ação gratuita voltada para o público infantil, e os seus pais/responsáveis contará com oficinas, palestras e atividades práticas sobre brincadeiras de antigamente, alimentação saudável, neurodesenvolvimento e prevenção de acidentes.

A proposta da iniciativa é orientar familiares e crianças sobre a importância da atenção e do vínculo afetivo, além de apontar que outros fatores como leitura, músicas educativas e atividades físicas influenciam o desenvolvimento na infância. Além dos médicos, os participantes encontrarão uma programação com bombeiros, nutricionistas e outros profissionais da saúde.

Aparelhos eletrônicos

O evento “Dia das Crianças – Cuidado é o melhor presente!”, vai destacar a relação existente entre aparelhos eletrônicos (TV, computador, smartphones e tablets) e o desenvolvimento dos pequenos. Os visitantes terão informações específicas sobre como o uso inadequado desses equipamentos pode influenciar no comportamento e na saúde da criança.

“O tempo adequado de exposição às telas de eletrônicos varia de acordo com a idade. É preciso conscientizar as nossas crianças e os seus pais sobre isso. Os responsáveis precisam compreender que a utilização excessiva dos aparelhos pode trazer consequências mentais e psicossociais capazes de prejudicar essa geração em um futuro não muito distante”, explica o pediatra Fábio Pessoa, coordenador do Departamento de Desenvolvimento e Comportamento da SGP.

O manual de orientação sobre Saúde de Crianças e Adolescente na Era Digital, publicado pela SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) aponta que há comprovação, através de estudos científicos, da influência da tecnologia na mudança de atitudes e hábitos na infância e adolescência. Entre os vários prejuízos causados estão a dificuldade de socialização e conexão com outras pessoas, aumento da ansiedade, violência, sedentarismo, transtornos de sono e alimentação, lesões de esforço repetitivo (LER) e redução do desempenho escolar.

Prevenção de acidentes e primeiros socorros

Os cuidados necessários para prevenir acidentes com bebês, crianças e adolescentes também serão destaque no evento. Segundo a coordenadora do Departamento de Terapia Intensiva, Urgência e Emergência da SGP, Thais Miyagui, apesar de parecer um assunto comum, ainda falta muita precaução. “Os acidentes são a principal causa de morte de crianças de um a 14 anos no Brasil. Os afogamentos, por exemplo, são o segundo motivo, atrás apenas dos acidentes de trânsito. E o problema não são apenas as piscinas, mas também baldes, banheiras, bacias, máquinas de lavar, tanques e o vaso sanitário, que são armadilhas mortais. Por isso o alerta continua sendo indispensável”, ressalta Miyagui.

Todos os anos, cerca de 4,5 mil crianças dessa faixa etária morrem e outras 122 mil são hospitalizadas por intoxicação, afogamento, sufocação, queimadura, choque elétrico, enforcamento e outros tipos de acidentes, de acordo com a ONG Criança Segura.

A ideia desse Dia das Crianças antecipado é envolver a família em um momento de troca de conhecimentos e experiências com profissionais qualificados. “Queremos chamar a atenção do público para assuntos que não são amplamente discutidos no dia a dia mas que têm impacto significativo no desenvolvimento das crianças e adolescentes”, salienta Fábio Pessoa.

PROGRAMAÇÃO

10h30 às 10h50 – Palestra: Como cuidar do desenvolvimento da sua criança?

10h50 às 12h00 – Oficina: Alimentação saudável na infância

12h00 às 12h20 – Palestra: Prevenção de acidentes na infância

12h20 às 13h30 – Oficina: Evitando acidentes domésticos na prática, com o Corpo de Bombeiros

13h30 às 13h50 – Palestra: Como cuidar do desenvolvimento da sua criança?

13h50 às 14h50 – Oficina: Evitando acidentes domésticos na prática, com o Corpo de Bombeiros

15h00 às 15h20 – Palestra: Prevenção de acidentes na infância

15h20 às 16h20 – Oficina: Estímulo à leitura

16h30 às 16h50 – Palestra: Como cuidar do desenvolvimento da criança?

16h50 às 17h50 – Oficina: Lições básicas de fotografia

18h00 às 18h20 – Palestra: Prevenção de acidentes na infância

18h20 às 19h00 – Oficina: Higiene bucal na infância

19h00 às 21h00: Oficina – Brincar como Antigamente

SERVIÇO

Dia das Crianças – Cuidado é o melhor presente!

Data: 07/10/2017 – sábado

Local: Passeio das Águas Shopping (Em frente à Saraiva) – Av. Perimetral Norte, 8303 – Lot. Tupinamba dos Reis – Goiânia (GO)

Horário: A partir das 10h

Entrada: Gratuita


Nossos Endereços



Endereço: Quadra 201 Sul, Avenida NS-A, Conjunto 02, Lote 02 / Plano Diretor Sul / CEP: 77015-205

Telefone para contato: (63) 3225-5500 ou (63) 98468-5571 WHATSAPP

Email: pediatriatocantins@hotmail.com

Horário: das 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00