Publicado em julho de 2018 – por Giuliana Bergamo
A tecnologia digital e a internet fazem parte do nosso dia a dia e da rotina das crianças, é fato. E tudo indica que esse é um caminho sem volta. O que muda constantemente é a maneira como nos relacionamos com ela. À medida que os aparelhos evoluem, adquirem novas e mais complexas funções, nós nos adaptamos e criamos mais espaços para eles. As telas não são mais exclusividade das salas, invadiram outros ambientes da casa e boa parte dos dispositivos pode ser carregada para onde você for – o que, certamente, influenciou no tempo que gastamos com eles.
Tudo isso (e muito mais) foi observado em uma pesquisa exclusiva da CRESCER feita com pais e mães (com filhos de 0 a 8 anos), com foco no uso da tecnologia pelas crianças. Para mostrar quanto e como o consumo dos principais gadgets mudou, comparamos os últimos dados com uma pesquisa realizada em 2013, com 1.045 participantes com filhos na mesma faixa etária. Desta vez, no entanto, a amostra praticamente dobrou: foram 2.044 pais e mães.
(...) Mas também há boas notícias. A pesquisa realizada em 2013 trazia um dado alarmante: 84% dos pais permitiam que seus filhos usassem algum dispositivo na hora de dormir ou comer. De lá para cá, felizmente, esse número caiu. Segundo o levantamento atual, apenas 37% dos respondentes recorrem ao recurso na mesa e 23% na hora de dormir. “Nos últimos anos, temos divulgado muitas orientações sobre os riscos desse tipo de comportamento”, diz a neuropediatra Liubiana Arantes de Araújo, presidente do Departamento de Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Baixe o anexo e leia a matéria na íntegra
Prematuridade exige atenção e cuidados especiais desde o pré-nata...
03/12/2025 , 15:06
SBP participa de lançamento do Guia Nacional de Triagem Auditiva ...
03/12/2025 , 14:42
Não perca: virada de lote do 1º Congresso Mundial, 5º Brasileiro ...
03/12/2025 , 14:39
Às vésperas das festas de fim de ano, SBP reforça riscos do álcoo...
28/11/2025 , 11:36
Mobilização nacional: centenas de especialistas se reúnem por tod...
01/12/2025 , 14:56
PEDCAST SBP: "Vitamina é coisa séria"
01/12/2025 , 15:29