Programa de Defesa da Pediatria

Por uma Pediatria mais forte e unida. Conheça nosso programa de defesa e valorização profissional.


O Programa de  defesa e valorização profissional da Sociedade Brasileira de Pediatria abarca diferentes demandas e desafios da SBP e de suas filiadas nos âmbitos institucional, político, jurídico, educacional e de relações de trabalho, contemplando ainda a proteção do ato médico e o posicionamento em comunicação e marketing.

Ele se baseia em 4 pilares – Atuação, União em Rede, Governança e Empreendedorismo – e numa estratégica pautada pela mobilização e pelo engajamento de pediatras. 

A SBP promove ações efetivas para maior valorização da especialidade e seu reconhecimento como peça-chave na assistência da população infantojuvenil. Isso inclui: 

• Lutar por condições adequadas de trabalho – com remuneração justa e condições dignas para o atendimento e acesso a instalações, leitos, equipamentos, exames, insumos e medicamentos;

• Oferecer informações e pareceres aos pediatras referentes aos compromissos éticos e legais que norteiam o exercício profissional da Pediatria;

• Zelar pelo respeito aos direitos dos pediatras. 

A Defesa Profissional em Pediatria, por imposição legal, não pode julgar os atos médicos e nem os médicos (prerrogativa exclusiva do CRM/CFM).

A Defesa Profissional visa atender à diversidade de demandas relacionadas ao exercício da Pediatria nos dias de hoje. Com foco em Atuação Profissional, União em Rede, Governança e Empreendedorismo, a iniciativa pretende somar esforços em prol da nossa especialidade, abarcando questões inerentes ao nosso ofício e outras mais atuais, de olho nos novos tempos.

Trata-se de um movimento de valorização e fortalecimento da Pediatria e de atenção e avanço de pautas importantes para o pediatra, tais como melhores condições de trabalho, qualificação, relação com diferentes públicos, direitos, atribuições e possibilidades de atuação.

Devemos estar atentos à realidade, com uma visão empreendedora e humana sobre nosso ofício. Inovar sem deixar de lado nossa essência do cuidar. Que possamos, assim, voltar esse olhar cuidadoso também para nós, compreendendo os desafios enfrentados e o compromisso que temos com a sociedade.

Afinal, no dia a dia nos esbarramos em questões práticas que impactam nossa atuação e demandam tomadas de decisão, mobilização e interação com diferentes atores da sociedade com os quais nos relacionamos - pacientes, família, parceiros, fornecedores, instituições de saúde e governo.

Contamos contigo!

Luciana Rodrigues Silva
Presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria

A Associação Médica Brasileira - AMB, Federadas e as Sociedades de Especialidade Médica estão realizando um levantamento do assunto GLOSA pela fonte pagadora para com os médicos brasileiros. O objetivo deste questionário é fazer um dimensionamento e criar dados suficientes para se conseguir elencar indicadores que possam ajudar a reverter esta situação cada vez mais comum na vida médica. 

Caro doutor, seu tempo é precioso, mas ajude a sua Sociedade, sua Associação Médica no levantamento destes dados sobre seu pagamento e glosas. São menos de 5 minutos que terão grande impacto nas condições do trabalho médico e o no relacionamento com as operadoras. 

Acesse o link e responda:

https://forms.gle/aHLBqPford2PgjJfA