Associe-se

Editores da revista Residência Pediátrica da SBP participam de evento voltado à editoração científica, em Curitiba


O intercâmbio de informações foi a tônica da participação de alguns representantes da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em evento, em novembro, sobre temas relacionados ao processo editorial. Na oportunidade, os drs. Clemax Sant’Anna e Marilene Crispino, respectivamente, editor científico e editora adjunta da revista Residência Pediátrica, uma publicação da SBP, acompanharam o ABEC Meeting 2017. A atividade foi organizada pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), entre os dias 6 e 9, em Curitiba (PR).

A publicação da SBP é associada à ABEC. Segundo dra. Marilene, o evento proporcionou troca de informações entre os editores de diversas publicações científicas. “Foi um momento único para o compartilhamento de muitas novidades ligadas à editoração científica durante os minicursos realizados e com as séries de palestras e mesas-redondas”, comenta.

A programação trouxe temas diversos, dentre os quais se destacam as exposições “Transição da publicação seriada para a contínua: todo cuidado é pouco”, ministrada pelo professor Benedito Barraviera (ABEC; Unesp); “Por que monitorar citações de seu periódico”, com o professor Ricardo Azevedo; e “Como evitar problemas com autoria”, conduzida pelo professor Rui Seabra, presidente da ABEC.

O programa também contemplou sessões de pôsteres e rodas de conversas entre os participantes. Todas as apresentações estão disponíveis no site do evento: http://meeting17.abecbrasil.org.br. No encontro, também foi lançada a publicação “Diretrizes do CSE para Promover Integridade em Publicações de Periódicos Científicos”, organizada pela ABEC, em parceria com o Council of Science Editors (CSE).

DIRETRIZES – A obra orienta os editores de publicações científicas a disponibilizarem conteúdo de relevância em suas revistas. Auxilia, ainda, a pensar maneiras para lidar com os problemas que surgem durante a pesquisa, como disputa de autoria, conflito de interesses de pareceristas, pressão dos financiadores e exigências cada vez mais rigorosas das academias, colocando a ética como um dos princípios primordiais para o sucesso dos periódicos.

O trabalho ainda aborda temas como o plágio e seus desdobramentos. Por exemplo, como punir o seu praticante e a falsificação de dados e a má conduta científica, com maus tratos em relação aos sujeitos da pesquisa do país. A versão on-line está disponível no site da ABEC, em: https://goo.gl/Qxoubp.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura realizada na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), além do presidente da ABEC, professor Rui Seabra Ferreira Jr; o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, João Carlos Gomes e Paula Cristina Trevilatto, pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da PUC-PR. Pouco antes da solenidade, o público presente assistiu a uma apresentação da banda Teacher’s, composta por professores da PUC-PR. (Com informações da assessoria de imprensa da ABEC).

Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110