Associe-se

Eventos que vão marcar 2018 e todo pediatra precisa ter na agenda

O ano de 2018 começa com um calendário intenso e diversificado de congressos e outros eventos de promoção da educação e atualização dos pediatras. Ao todo, serão seis congressos brasileiros e três simpósios internacionais de áreas de atuação organizados pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), segundo a agenda oficial divulgada nesta semana pela entidade.

No primeiro semestre do ano, serão debatidos temas das áreas de urgências e emergências pediátricas, reanimação neonatal e dermatologia. "Junto com especialistas de renome nacional e internacional, em cada um destes eventos os participantes poderão conhecer novas técnicas, saber quais as desafios e tendências das áreas e trocar experiências com colegas de diferentes estados e até do exterior", destacou a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues.

SAIBA UM POUCO SOBRE CADA UM DOS EVENTOS PREVISTOS:

RENANIMAÇÃO NEONATAL - O primeiro grande evento do ano é o 7º Simpósio Internacional de Reanimação Neonatal, promovido pela SBP em parceria com a Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP). O simpósio ocorrerá entre os dias 5 e 7 de abril, no Hotel Bourbon, em Foz do Iguaçu (PR), e abordará as principais questões relativas ao atendimento adequado aos recém-nascidos prematuros e a termo.

A programação conta com palestras de três profissionais internacionais renomados, drs. Gary Weiner, Stuart Hooper e Marya Strand, e médicos do Programa de Reanimação Neonatal da SBP. Haverá ainda a premiação do melhor tema livre em homenagem ao dr. Antônio Carlos Bagatin, neonatologista paranaense que contribuiu imensamente para a Reanimação Neonatal no Brasil.

Para a presidente do Simpósio, dra. Gislayne Nieto, promover o simpósio é de extrema relevância, visto que os pediatras são os profissionais escolhidos para atender o bebê em um momento tão decisivo. "Vamos receber pediatras que trabalham diariamente no atendimento aos recém-nascidos em sala de parto e que estarão em busca de atualização, a fim de contribuir com suas práticas cotidianas no árduo trabalho de diminuir a mortalidade neonatal no país", afirma.

Os médicos que realizarem a inscrição até o 23 de fevereiro terão descontos especiais. Para se inscrever acesse AQUI.

DERMATOLOGIA - Em abril também acontecerá mais um evento promovido pela SBP e pela SPP, o 2º DermaPed - Simpósio Internacional de Dermatologia Pediátrica. O evento será entre os dias 11 e 13 de abril, em Curitiba (PR).

Com grandes nomes internacionais e nacionais, o simpósio debaterá temas como dermatoses frequentes no consultório; o vitiligo e outras doenças autoimunes; as emergências dermatológicas pediátricas; as lesões vasculares em pediatria; a dermatite atópica; entre outras.

De acordo com a presidente do 2º DermaPed e também do Departamento Científico de Dermatologia da SBP, dra. Vânia Carvalho, as doenças de pele são frequentes na infância e, em cerca de 20% a 30% dos pacientes, é a principal causa da consulta. "É diante desse cenário o DC de Dermatologia da SBP realiza esse evento. A medicina tem experimentado um avanço importante no conhecimento e tratamento das doenças cutâneas que acometem as crianças, permitindo novos métodos diagnósticos e melhor controle", ressalta.

Para realizar a inscrição, basta clicar AQUI. Os valores estarão com descontos especiais até o dia 23 de fevereiro.

URGÊNCIA E EMERGÊNCIA - Entre os dias 02 e 05 de maio, acontecerá simultaneamente o 1° Congresso Sul-Americano, 2° Congresso Brasileiro e 3° Congresso Paulista de Urgências e Emergências Pediátricas, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). O evento é realizado pela SBP, em parceria com a Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) e Sociedade Latino Americana de Emergências Pediátricas (SLEPE), com apoio da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado Traumatizado (SBAIT).

Durante os três dias, os mais respeitados médicos internacionais e nacionais nesta área estarão palestrando acerca de temas como pneumonias agudas; crise epilética; corpo estranho; infecções das vias urinárias; lesões externas; pacientes com necessidades especiais; importância dos exames de imagem na emergência; abuso de drogas; emergências oncológicas; entre outros.

Segundo o presidente do Congresso e também do DC de Emergência da SBP, dr. Hany Simon Júnior, é um momento histórico para a área no Brasil e o evento tem como objetivo oferecer conhecimento e instrumentos para que o profissional possa atender da melhor forma seus pacientes. "Nosso objetivo é trazer mais informação técnica para esse profissional, pois esta é uma área muito sensível", enfatizou.

Até o dia 19 de janeiro todas as categorias poderão realizar a inscrição com desconto especial. Para isso, basta acessar AQUI. Além disso, os associados da SBP, SPSP e SLEPE com 70 anos ou mais contam com inscrição gratuita, mas é obrigatório concluí-la normalmente no site.

SEGUNDO SEMESTRE - Para o segundo semestre estão previstos mais cinco grandes eventos para os pediatras brasileiros: o 17° Congresso Brasileiro de Gastroenterologia Pediátrica, em Pernambuco (PE); o 3° Congresso e 6° Simpósio Internacional de Nutrologia Pediátrica, em Minas Gerais (MG); o 24° Congresso Brasileiro de Perinatologia, no Rio Grande do Norte (RN); o 15° Congresso Brasileiro de Adolescência, em MG; e o 20° Congresso Brasileiro de Infectologia, na Bahia (BA). A programação completa de cada um deles será divulgada em breve.


Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110