Associe-se

Medidas tomadas pela SBP inspiram Sociedades de Pediatria do Cone Sul na adoção de estratégias para a região

draLuciana-fospecs

“Bons hábitos alimentares e incentivo à atividade física são pilares para prevenir a obesidade e suas nefastas consequências, que comprometem o futuro de saúde, a produtividade e a economia da América Latina”. O alerta é das seis Sociedades de Pediatria que integram o Fórum das Sociedades do Cone Sul (Fospecs), que se reuniram, na cidade de Santiago, no Chile. No encontro, o trabalho da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) repercutiu positivamente, servindo como inspiração, inclusive, para posicionamentos da entidade. 

Considerado um dos mais importantes espaços internacionais para discussão sobre temas relevantes ligados à saúde na infância, o Fospecs deste ano ocorreu no período de 10 a 12 de novembro. A presidente da SBP, dra Luciana Rodrigues Silva, acompanhou as discussões e apresentou as soluções e rumos tomados pela entidade para enfrentar seus principais desafios no País. 

Além do Brasil, participaram da edição de 2016 do Fospecs as Sociedades de Pediatria da Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia. Na oportunidade, também foi anunciado o novo presidente do Fórum para o triênio 2017-2019, dr Alfredo Cerisola, que atualmente preside a Sociedade Uruguaia de Pediatria.  

VANGUARDA - Na oportunidade, ficou demonstrado a forma visionária como a SBP tem conduzido sua atuação. Nos debates, que resultaram na formulação de documentos oficiais e que servirão de norte para adoção de estratégias locais e como argumento para gestões junto aos diferentes governos, a posição brasileira se destacou pelo vanguardismo no tratamento de temas como a relação de crianças e adolescentes com a internet e a importância de oferecer a vacina de prevenção ao HPV para essas populações. 

“Foi um encontro muito produtivo e que deu origem a dois importantes documentos, que devem contribuir para que famílias, cuidadores, educadores e autoridades estimulem um estilo de vida saudável entre nossas crianças e adolescentes”, disse a presidente da SBP. Para ela, os bons hábitos alimentares e a prática de atividade física são como vacinas contra as doenças do século 21 e, “se aprendidos ainda na infância, tendem a se manter mais facilmente durante a vida adulta”. 

EXERCÍCIOS E INTERNET - No documento “Recomendações sobre hábitos saudáveis em alimentação e atividade física em crianças e adolescentes”, o Fospecs aponta para cinco recomendações básicas. Entre elas está a de incorporar hábitos de alimentação, atividade física e vida saudável, a partir do ambiente familiar e da escola básica. Para os membros do Fospecs, é importante estimular a prática regular de exercícios e atividade física em crianças e adolescentes, “compartilhando com eles ativamente suas atividades recreativas e acompanhando-os em suas competições esportivas”. 

Seguindo as orientações recém lançadas pela SBP no Brasil, sobre Saúde de Crianças e Adolescentes na Era Digital, o grupo também referendou a restrição do tempo das crianças e adolescentes frentes às telas (televisão, celular e computador) a menos de duas horas diárias. Outro ponto diz respeito à promoção de uma alimentação saudável à base de uma dieta variada e equilibrada. É recomendada ainda a prática de pelo menos 60 minutos diários de atividade física, de acordo com a idade.

 

VACINA CONTRA HPV – Outro importante documento redigido conjuntamente pelos participantes do Fospecs foi a carta “Sobre a vacina contra o HPV (Vírus do Papiloma Humano) para prevenção do câncer. No texto, as Sociedades de Pediatria do Cone Sul expressam apoio à incorporação obrigatória da vacina contra o vírus aos programas de imunização para meninos e meninas, a fim de prevenir do câncer do colo do útero e outros tipos de neoplasias malignas relacionadas. 

 

“Está demostrado amplamente, com suficiente evidência científica, que a vacina contra o HPV é efetiva e segura”, apontam os pediatras. Segundo eles, para obter uma abordagem integral de prevenção destes tipos de câncer, “é indispensável complementar todas as estratégias, como a educação, a promoção da sexualidade responsável, a realização de exames periódicos de controle nos adolescentes logo que iniciem a vida sexual e sobretudo a vacinação precoce contra o HPV”, traz o documento.

 

No Brasil, a SBP já incluiu essas vacinas em seu Calendário de Vacinação e tem acompanhado a forma como o Ministério da Saúde tem tratado o tema. “Nossa Sociedade tem um forte trabalho nos campos técnico e científico. Isso é histórico e reconhecido internacionalmente.  Contudo, nesta gestão, a SBP pretende ampliar sua inserção na esfera do debate das políticas públicas sobre temas que afetam a saúde de crianças e adolescentes e interferem na atuação dos pediatras”, destacou a dra Luciana Rodrigues Silva.

Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 • Fax: 21 2547-3567 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110