Associe-se

Programa de Reanimação Neonatal da SBP atualiza formação em Transporte do Recém-nascido de Alto Risco

Os coordenadores estaduais do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP) estiveram reunidos para avaliar resultados e estabelecer novas metas de trabalho para 2018. Durante a reunião, realizada nos dias 1º e 2 de fevereiro, no auditório da sede da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), ocorreu também a formação prática e teórica no novo curso sobre Transporte de Recém-nascidos de Alto Risco, atualizado com base numa revisão detalhada dos resultados mais recentes da literatura científica.

“A última modernização desse curso ocorreu em 2011. Esse ano, estabelecemos novas diretrizes que, a partir de agora, serão repassadas pelos coordenadores estaduais aos instrutores, para que se inicie o treinamento dos especialistas que atuam nos serviços de assistência ao paciente neonatal em todo o País”, explicaram as dras. Maria Fernanda Branco e Ruth Guinsburg, coordenadoras do PRN-SBP.

Com carga horária de 8 horas, o curso é destinado a residentes, pediatras e demais profissionais da saúde diretamente envolvidos em atividades de transferência externa ou locomoção intra-hospitalar de recém-nascidos que necessitam de cuidados especiais.

De acordo com o dr. Sérgio Marba, coordenador do curso, a iniciativa apresenta um modelo padronizado para evitar complicações em decorrência do transporte inadequado. “No Brasil, o procedimento ainda não é regulamentado pelo Ministério da Saúde, entretanto, o manejo desses bebês exige uma série de cuidados específicos. O novo curso prepara o aluno para o uso prático de incubadoras de transporte, bombas perfusoras, ventiladores mecânicos manuais e outros utensílios necessários para que o processo ocorra de modo eficiente e seguro”, enfatizou o pediatra.

AVALIAÇÃO – Segundo o 1º vice-presidente da SBP, dr. Clóvis Constantino, que também participou do encontro ao lado do presidente da SPSP, dr. Cláudio Barsanti, o trabalho desenvolvido pelo PRN-SBP tem sido fundamental para consolidar os avanços na saúde pediátrica no Brasil. “Desde sua criação, o Programa tem atingido diversos resultados positivos. A multiplicação do conhecimento feita pelos coordenadores e instrutores contribui de forma expressiva para a redução da mortalidade infantil”, enfatizou.

Recentemente, o Programa atingiu a marca de mil credenciados. A expectativa dos coordenadores é avançar ainda mais na atualização e valorização dos pediatras de todo o País. Além da realização do treinamento, foi debatido o planejamento estratégico para expandir o alcance dos cursos de capacitação no atendimento ao recém-nascido em sala de parto.

SIMPÓSIO - Entre os dias 5 e 7 de abril, acontecerá em Foz do Iguaçu o 7º Simpósio Internacional de Reanimação Neonatal. Durante o evento, serão abordados temas como o atendimento adequado ao recém-nascido a termo, cuidados com o prematuro, redução da asfixia perinatal, entre outras. Mais de mil profissionais da saúde são esperados. As inscrições já estão abertas e possuem desconto especial até o dia 23 de fevereiro. Para garantir sua vaga e consultar a programação completa, CLIQUE AQUI.

Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110