Diferentes temas sobre procedimentos diagnósticos estiveram em debate durante a I Jornada de Pediatria Ambulatorial no Oeste do Pará. Com grande adesão de participantes, o evento realizado pela Sociedade Paraense de Pediatria (SOPAPE) levou informação científica atualizada aos profissionais de Santarém (PA), entre os dias 8 e 11 de novembro.
“O estado do Pará possui grandes distâncias, o que, muitas vezes, dificulta a circulação e o acesso à informação. A Jornada foi planejada justamente para descentralizar os locais de debate científico e levar esse conteúdo a novas regiões”, explica o dr. Bruno Paes Barreto, coordenador da Região Norte da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
O público, integrado por pediatras locais e também de estados próximos, participou ativamente das discussões propostas. A ampla programação incluiu temas como: doença e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH); sinais de alerta para doença renal crônica; manejo da alergia à proteína do leite de vaca e intolerância à lactose; atualizações do calendário vacinal da criança e do adolescente pelo SUS; prevalência de toxoplasmose; entre outros
REPRESENTAÇÃO - Na ocasião, o dr. Bruno Barreto apresentou as conferências "Manejo de asma e rinite" e “Problemas imunológicos mais frequentes em pediatria”. O diretor de Ensino e Pesquisa da SBP, dr. Joel Alves Lamounier, também esteve presente representando a SBP. Ele ministrou aulas sobre “Atenção integral ao adolescente: imagem corporal e distúrbios alimentares” e “Problemas digestivos mais frequentes no consultório do pediatra”.
Outro grande destaque foi a realização do curso de Reanimação Neonatal. Composto por aulas práticas e teóricas, a atividade contou com a participação de cerca de 40 profissionais de saúde que foram capacitados para atendimento em sala de parto de recém-nascidos com mais de 34 semanas.
“O curso é especialmente importante para os pediatras, pois esses conhecimentos têm influência direta na redução da taxa de mortalidade associada à asfixia perinatal. Formação atualizada nessa área é indispensável”, salientou o dr. Bruno Barreto.
Segundo a dra. Vilma Hutim, presidente da SOPAPE, a Jornada alcançou com êxito sua meta. “Desenvolvemos um evento de alta qualidade científica fora da região metropolitana de Belém. Os pediatras locais desfrutaram de conteúdos que certamente serão convertidos em condutas mais assertivas no atendimento à população”, reforçou ela.
Como estão emocionalmente os nossos adolescentes? Alerta aos Pedi...
29/04/2025 , 14:56PED CAST SBP: "Meu filho tem dificuldade de socializar: o que faz...
28/04/2025 , 09:54Atenção, associados: se aproxima o período de votação da SBP!
25/04/2025 , 14:02Relatório Mundial sobre a Qualidade do Ar – IQAir 2024; Estado Gl...
24/04/2025 , 16:36PED CAST SBP: "Pressão alta em crianças e adolescentes"
22/04/2025 , 18:4218º Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica reúne mais de ...
22/04/2025 , 11:31