Associe-se

TRT-PE homenageia membro do GT de Pediatria e Humanidade da SBP

Dr. João de Melo Régis Filho foi uma das 30 pessoas agraciadas pela medalha Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira, concedida pela Justiça do Trabalho de Pernambuco -

O pediatra Dr. João de Melo Régis Filho, membro do Grupo de Trabalho de Pediatria e Humanidade da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e titular das Comissões de Comunicação Social, do Memorial e de Arte e Cultura da Academia Brasileira de Pediatria (ABP), foi homenageado em maio pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE). Ele foi uma das 30 pessoas agraciadas pela medalha Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira, concedida pela Justiça do Trabalho a personalidades nacionais e estrangeiras que, por suas qualidades, destacam-se no seu campo de atuação ou prestam relevantes serviços à Justiça do Trabalho.   

A solenidade de entrega das condecorações foi realizada no Teatro de Santa Isabel, em Recife (PE), onde o médico recebeu a comenda das mãos do desembargador Ivan de Souza Valença Alves, presidente do referido Tribunal (esquerda, na foto). “Para mim é uma honra esse reconhecimento, ao mesmo tempo que me impõe compromissos ainda maiores na promoção social, em particular no que se refere a saúde, das crianças e adolescentes brasileiros", comenta dr. Régis Filho.  

O pediatra e infectologista pernambucano é conhecido por sua atuação e engajamento em favor da saúde pública. Durante sua carreira, foi diretor executivo de Epidemiologia da Secretaria Estadual de Saúde e também secretário municipal de Saúde de Olinda. Foi presidente da Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe), da Associação Pernambucana de Médicos Residentes e um dos fundadores da Sociedade Latino-americana de Infectologia Pediátrica.  

Dentre outras muitas participações em colegiados de saúde pública, foi ainda membro do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), além de conselheiro no Conselho Regional do Estado de Pernambuco (Cremepe) e membro da diretoria do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe).  

A HOMENAGEM – Desde 1987, o TRT-PE homenageia personalidades e instituições com a entrega das medalhas. O nome da medalha foi escolhido para homenagear o Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira, em reconhecimento ao papel desempenhado por ele na “redenção do homem e do seu trabalho na sociedade”. Grande estadista brasileiro do Segundo Reinado, o conselheiro se notabilizou durante o processo abolicionista, quando, junto com a princesa Isabel, foi signatário da Lei Áurea. João Alfredo de Oliveira dedicou sua vida à política, ao Direito e à História.  

Desde a instituição desta homenagem, já foram condecoradas personalidades dos mais distintos campos de atuação, a exemplo do escritor Ariano Suassuna, do compositor Capiba, do arcebispo Dom Helder Câmara e do artista plástico Francisco Brennand. Na edição deste ano, além das 30 pessoas agraciadas com a Medalha João Alfredo, também receberam reconhecimento pelos relevantes serviços à Justiça do Trabalho instituições como o Colégio Damas, Grupo Brennand e Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações de Pernambuco.


Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 • Fax: 21 2547-3567 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110