carregando...

DC de Desenvolvimento e Comportamento da SBP dá oito dicas de como aproveitar a leitura para o desenvolvimento infantil

Departamentos Científicos 16/08/2016

canstockphoto18339974

Estudos mundiais comprovam que os primeiros anos de vida de uma criança são fundamentais para o seu desenvolvimento. É nesse período que a formação de conexões cerebrais é mais propícia ao aprendizado, com evidências de que a arquitetura do cérebro é construída a partir das experiências vivenciadas.

Em vídeo produzido pela Associação Educore, a dra. Liubiana Arantes, presidente do Departamento de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento da SBP, dá oito dicas de como aproveitar a leitura para o desenvolvimento infantil. Ela reforça que quanto mais cedo estímulos forem oferecidos à criança, até mesmo durante o período gestacional, maiores as probabilidades de desenvolvimento de forma plena das habilidades motoras, de pensamento, de fala e de rápido aprendizado.

A neuropediatra frisa que um dos principais estímulos que os pais e cuidadores podem oferecer à criança, desde a gestação até os seis anos de idade, é a leitura. “Crianças cujos pais leem 10 minutos por dia, a partir de seis meses de idade, recebem mais de 300 horas de estímulo antes de iniciar a vida escolar a partir dos seis anos de idade”, explica.

Dra. Liubiana reforça ainda que a leitura é tão importante que se tornou uma recomendação médica no exterior e também no Brasil por meio da campanha Receite um Livro, realizada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em parceria com as Fundações Itaú (FIS) Social e Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV).

Clique aqui para ver as recomendações.