carregando...

Vídeos da campanha de combate à asma já estão disponíveis. Doença mata ao menos 3 pessoas todos os dias

Tome Nota 01/09/2016

logo gina asma brasil

Os vídeos da ação de combate às mortes por asma, lançada em junho pela Global Initiative for Asthma (GINA), já estão disponíveis na página da ONG, no Youtube. Dados recentes do Ministério da Saúde mostram que três pessoas com idades entre cinco e 65 anos morrem a cada dia por asma. Neste contexto, a falta de informação é um dos fatores que mais contribuem para a manutenção do problema. 

“A asma é a doença crônica mais prevalente na infância e na adolescência. Cerca de 20% das crianças e adolescentes brasileiros apresentam sintomas relacionados à asma. Essa campanha é de extrema importância para os pediatras orientarem às famílias e seus pacientes”, frisa o dr. Paulo Camargos, presidente do Departamento Científico de Pneumologia da SBP. 

Segundo Rafael Stelmach, coordenador da GINA, no Brasil, “o número de mortes pela doença, em todas as idades, é superior a duas mil pessoas por ano no País”. Apesar de não ter cura, a asma pode ser controlada na maior parte dos pacientes. Ao notar os sintomas, como chiado, tosse e falta de ar, a orientação é que se busque um pneumologista, pois o tratamento deve ser realizado com muita dedicação e os sintomas podem até desaparecer. 

Clique aqui e assista aos vídeos da campanha, com orientações de especialistas sobre a doença. Outras informações disponíveis no site www.ginanobrasil.org.br.