A II Etapa do Projeto de Apoio à Implementação do Programa de Reanimação Neonatal em Angola avançou para a cidade de Lubango, capital da Província de Huíla (Angola), onde o Programa Brasileiro de Reanimação Neonatal (PRN) da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) emitiu mais 190 certificados a médicos e profissionais de saúde, em parceria com a Sociedade Angolana de Pediatria (SAP).
Ao longo de três dias de atividades, de 4 a 6 de julho, foram concedidos 67 certificados no Curso de Reanimação Neonatal para Médicos e Profissionais de Saúde, 77 no Curso de Transporte do Recém-nascido de Alto Risco e 29 no Curso de Reanimação Neonatal para Parteiras Tradicionais. A programação contemplou ainda a formação de 18 novos instrutores, que estarão aptos a multiplicar os conhecimentos e ministrar os cursos oficiais do Programa Angolano de Reanimação Neonatal em diferentes regiões do país.
A coordenadora técnica da missão, dra. Marcela Damásio, destaca que a formação de instrutores e a capacitação de profissionais locais garantirão a continuidade do Programa em Angola. “A estratégia prioriza a transferência de conhecimento. A autonomia técnica da equipe de profissionais angolanos ampliará a capacidade de atendimento aos recém-nascidos, contribuindo para a redução da mortalidade neonatal”, explicou.
Após as atividades em Lubango, a missão seguirá para a cidade de Ondjiva, na Província de Cunene, onde será promovida a última rodada dos treinamentos previstos nesta Etapa. A iniciativa ocorre no contexto do “Programa de Formação de Recursos Humanos em Saúde Brasil-Angola”, desenvolvido pelos Ministérios da Saúde de Angola e do Brasil, pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), e pelo HU Brasil.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
PRN-SBP emite mais de 200 certificações em Namibe, na Angola