O que há de novo na ciência?

Ler para as crianças em voz alta ativa regiões do lado esquerdo do cérebro associadas, entre outras coisas, à compreensão narrativa. Essa é a conclusão de uma pesquisa recente intitulada “Home reading environment and brain activation in preschool children listening to stories”.

“Apesar de estudos comportamentais já terem demonstrado os benefícios para linguagem oral da leitura para crianças pequenas, os efeitos sobre o cérebro não haviam sido ainda quantificados”, observou o artigo, publicado em agosto de 2015 na Pediatrics, uma das principais revistas sobre pediatria do mundo.

A pesquisa quantificou, por meio de ressonância magnética funcional, os efeitos da leitura sobre a atividade cerebral de 19 crianças de 3 a 5 anos de idade. Crianças cujos pais reportaram ler mais para seus filhos e ter mais livros em casa apresentaram uma ativação significativamente maior de áreas do hemisfério esquerdo do cérebro.

Essa é uma campanha da Sociedade Brasileira de Pediatria, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Fundação Itaú Social.
Veja uma síntese do estudo.

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