Por uma Pediatria mais forte e unida. Conheça nosso programa de defesa e valorização profissional.
O Programa de defesa e valorização profissional da Sociedade Brasileira de Pediatria abarca diferentes demandas e desafios da SBP e de suas filiadas nos âmbitos institucional, político, jurídico, educacional e de relações de trabalho, contemplando ainda a proteção do ato médico e o posicionamento em comunicação e marketing.
Ele se baseia em 4 pilares – Atuação, União em Rede, Governança e Empreendedorismo – e numa estratégica pautada pela mobilização e pelo engajamento de pediatras.
A SBP promove ações efetivas para maior valorização da especialidade e seu reconhecimento como peça-chave na assistência da população infantojuvenil. Isso inclui:
• Lutar por condições adequadas de trabalho – com remuneração justa e condições dignas para o atendimento e acesso a instalações, leitos, equipamentos, exames, insumos e medicamentos;
• Oferecer informações e pareceres aos pediatras referentes aos compromissos éticos e legais que norteiam o exercício profissional da Pediatria;
• Zelar pelo respeito aos direitos dos pediatras.
A Defesa Profissional em Pediatria, por imposição legal, não pode julgar os atos médicos e nem os médicos (prerrogativa exclusiva do CRM/CFM).
PROPOSTA SBP: VALORIZAÇÃO E AMPLIAÇÃO DA ATUAÇÃO DOS PEDIATRAS NA ATENÇÃO BÁSICA (setembro/2025)
16/03/2024 - Dr. Fábio Guerra, diretor de Defesa da Pediatria da SBP, ministrou palestra no I Fórum do CRM-PB de Defesa de Atos Médicos.
A Associação Médica Brasileira - AMB, Federadas e as Sociedades de Especialidade Médica estão realizando um levantamento do assunto GLOSA pela fonte pagadora para com os médicos brasileiros. O objetivo deste questionário é fazer um dimensionamento e criar dados suficientes para se conseguir elencar indicadores que possam ajudar a reverter esta situação cada vez mais comum na vida médica.
Caro doutor, seu tempo é precioso, mas ajude a sua Sociedade, sua Associação Médica no levantamento destes dados sobre seu pagamento e glosas. São menos de 5 minutos que terão grande impacto nas condições do trabalho médico e o no relacionamento com as operadoras.
Acesse o link e responda: