Carta aos editores

Prezados editores do Boletim da Academia Brasileira de Pediatria,

Foi com satisfação que li a matéria publicada no boletim da ABP (março 2025) sobre a história do Instituto da Criança (SP). Gostaria apenas de adicionar algumas informações que podem auxiliar aos leitores no entendimento da criação e desenvolvimento desta instituição que orgulha a pediatria brasileira.

O Instituto da Criança nasceu da necessidade de atender o público infantil que devido à alta demanda de casos de diarreia, doença altamente prevalente na época. O atendimento era feito numa unidade apelidada de “Postão”, no local onde hoje funciona a Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo. Com o tempo houve superlotação dessa unidade. No início dos anos 70, o então ministro da Saúde, Mario Machado Leite, visitou essa unidade e ficou impressionado com a superlotação do local e da falta de espaço. O Dr. Fernando Proença de Gouvêa sugeriu ao ministro a cessão de uma obra há muito tempo paralisada na esquina da Avenida Enéas Carvalho de Aguiar com a rua Teodoro Sampaio. O ministro, após conhecer o local, concordou em cedê-lo para a construção de um Hospital Infantil. Portanto, essa obra foi o embrião do ICR – Instituto da Criança.

O Dr. Proença se envolveu tanto com a obra que, a partir de certo momento, instalou lá seu escritório, em meio a pedreiros, andaimes e poeira. Todos os detalhes foram pensados com muita atenção. Foi nessa época que resolveu fazer um curso de Administração Hospitalar, preparando-se assim para ser diretor executivo do Instituto da Criança – o primeiro diretor executivo – cargo que ocupou de 1971 a 1980. Durante alguns anos, ele acumulou esse cargo com o de secretário Municipal de Saúde. Acadêmico Prof. Dr. Mario Santoro