Notícias do Fórum

Fórum da ABP discute efeitos das mudanças ambientais na saúde infantil e propõe Manifesto Verde da Pediatria

No dia 26 de setembro de 2025, em Brasília (DF), ocorreu o 25º Fórum da Academia Brasileira de Pediatria (ABP) — evento que teve como tema central “Planeta Saudável, Infância Protegida”. Durante sua fala de abertura, a presidente da ABP, Sandra Grisi, ressaltou que “investir na proteção da criança é investir no futuro da humanidade, pois garantir que as crianças cresçam saudáveis e alcancem seu pleno desenvolvimento é um passo essencial para sociedades sustentáveis e mais justas”.

Para ela, iniciativas de educação ambiental e fortalecimento da resiliência social são essenciais para preparar crianças e comunidades diante das mudanças climáticas. Ela também enfatizou que as políticas públicas devem se concentrar na mitigação dos impactos ambientais e na adaptação dos sistemas de saúde — assegurando acesso universal a serviços básicos e apoio nutricional.

Já o presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Edson Liberal, alertou para a necessidade de uma atuação coordenada e urgente por parte dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Segundo ele, os eventos climáticos extremos estão transformando o cotidiano brasileiro, e é urgente adotar ações coletivas que garantam às futuras gerações o direito a um ambiente equilibrado — como previsto na Constituição Federal.

O Fórum também prestou homenagens. A presidente da Sociedade de Pediatria do Distrito Federal (SPDF), Luciana Monte, enalteceu o legado do Prof. Antônio Márcio Junqueira Lisboa e mencionou a obra Hospital Regional de Sobradinho: contribuições ao ensino de pediatria no Distrito Federal, da pediatra Renata Orlandi, que aborda a história da pediatria no hospital-escola onde iniciou-se o programa de residência idealizado por Lisboa.

Foram homenageados também o Prof. Dioclécio Campos Júnior e a Profa. Vera Lúcia Araújo Bezerra, reconhecidos por suas relevantes contribuições ao ensino da pediatria no Distrito Federal. “São mestres que inspiram gerações e abriram caminhos para que a pediatria brasileira tivesse o reconhecimento e a força que possui hoje”, afirmou Dra. Luciana Monte.

Representando o Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Inamara Mélo enfatizou que uma ação climática efetiva não pode isentar o enfrentamento das vulnerabilidades socioambientais. Ela lembrou que é preciso agir de forma transformadora, atacando causas profundas — desigualdade, exclusão e carência de políticas públicas — para que se reduza a vulnerabilidade frente aos desafios da agenda climática.

Ao término do evento, foi feita uma síntese das discussões e propostas suscitadas durante o Fórum, definindo os próximos passos para a implementação de políticas públicas eficazes. Esse material servirá como base para o desenvolvimento da carta denominada “Manifesto Verde da Pediatria”.

O 25º Fórum da ABP foi promovido pela ABP em parceria com a SBP, com apoio da SPDF.

Confira a matéria completa e outras fotos em: https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/news/25o-forum-da-abp-debate-impactos-ambientais-na-saude-infantil-e-lanca-bases-para-o-manifesto-verde/