Justifique! Por mais proteção nos exames pediátricos de imagem

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em conjunto com o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) apresentam a campanha “Justifique!”, uma iniciativa que visa conscientizar os pediatras e demais médicos sobre a necessidade de cuidados especiais ao solicitar exames radiológicos (tomografia computadorizada e raios-x), especialmente para crianças e adolescentes.

A nova parceria das entidades tem como foco central ressaltar o PRINCÍPIO DA JUSTIFICAÇÃO.

Nesse sentido, tanto a tomografia computadorizada quanto os raios-x são exemplos de avanços das ferramentas da saúde, que já salvaram milhares de vidas ao longo dos anos. No entanto, o uso desses instrumentos não pode ocorrer de maneira corriqueira e inexpressiva. Essas ferramentas diagnósticas devem ser indicadas quando realmente fundamentais ao processo diagnóstico.

Boon Call For Action

O princípio da justificação é a primeira etapa da iniciativa “Boon Call For Action”, um compilado de 10 ações práticas recomendadas oficialmente pela Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a partir de 2017, como referência para o desenvolvimento de planos para melhorar a proteção radiológica em medicina na próxima década (2020-30).

Clique aqui para conhecer as 10 ações do Boon Call For Action