Agosto Dourado 2025: filiadas da SBP preparam ações em prol da promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno
Por todo o País, as filiadas da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) se mobilizaram para incentivar o aleitamento materno. As ações fizeram parte do Agosto Dourado, mês que reforça a importância do ato de amamentar para a mulher e o bebê e conscientiza sobre a necessidade de oferecer as melhores condições para as mães que amamentam.
A seguir, confira as iniciativas realizadas ao longo do mês:
AMAPÁ - No dia 06 de agosto, a Sociedade Amapaense de Pediatria (SAP) participou de entrevista da Rádio Universitária da Universidade Federal do Amapá para falar sobre o tema. Além disso, a instituição divulgou nas redes sociais a importância da amamentação e as ações que a SBP promover.
AMAZONAS - A Sociedade Amazonense de Pediatria (Saped) participou ao longo do mês de algumas ações em prol da amamentação. A primeira parte das atividades ocorreu entre 1º e 14 de agosto em parceria com a Maternidade Azilda da Silva Marreiro e BLH Galileia. Foram realizadas ações educativas, palestras e encontro com os tutores e membros do Comitê Estadual de Aleitamento Materno.
Já em conjunto com Prefeitura de Manaus, a instituição apoiou o Festival da Semana do Bebê, que acontecerá durante todo o mês. A atividade será promovida com a SEMSA, SEMED, SEMASC, UNICEF e Sociedade Civil Organizada. No dia 31 de agosto foi a vez do Mamaço, promovido pela Rede Mães Amazonas, em Manaus.
BAHIA – A Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) promoveu no dia 3 uma Caminhada em prol do Aleitamento Materno, com saída do Jardim de Alah com destino ao Centro de Convenções de Salvador. No dia 18, foi realizada a Roda de Conversa sobre Aleitamento Materno, no Shopping Tricenter, para profissionais de saúde, médicos e comunidade em geral. No dia 21, aconteceu o IX Seminário do Agosto Dourado, no Auditório Lúcia Alencar, na Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).
DISTRITO FEDERAL - A Sociedade de Pediatria do Distrito Federal (SPDF) promoveu ao longo do mês diversas atividades em prol da amamentação. No dia 16 de agosto, foi promovido o I Simpósio de Atualização em Aleitamento Materno SPDF. A atividade foi realizada em parceria com as ligas de pediatria do DF e Hospital da Criança de Brasília. Já entre os dias 11 e 15 de agosto, foi a vez do X Seminário de Aleitamento Materno e V Seminário de Alimentação Complementar Saudável do Distrito Federal, que foi realizado parceria com a secretaria de saúde do DF. Por fim, no dia 24 a SPDF esteve presente na tenda de amamentação durante a Marcha Atópica Brasília 2025.
GOIÁS - No dia 2 de agosto, especialista da Sociedade Goiana de Pediatria (SGP) participou do Jornal Brasil Central, da TV Brasil Central, para falar sobre o tema da amamentação.
Além disso, no dia 07 foram promovidas atividades no Centro da Juventude Tecendo o Futuro - Programa de Meninas de Luz. Entre as ações estiveram oficina sobre cuidados com o bebê, palestra sobre prevenção da gravidez, e mais.
Já no dia 21, das 14h às 17h, foi a vez da "Roda de Mães" com o tema "Amamentação sem filtro". No dia 22, por sua vez, foi realizado o "Workshop: Aleitamento materno na prática - Desafios reais e manejos eficazes", no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente.
MARANHÃO - A Sociedade de Pediatria e Puericultura do Maranhão (SPPMA) promoveu ao longo do mês diversas ações em prol do aleitamento materno. No dia 21, foi realizada uma aula sobre legislação de proteção à mulher que amamenta.
A diretoria da filiada também participou de um podcast sobre tema do CRM-MA, além de ter promovido conversa com as mães de prematuros da UCI do Hospital Universitário da UFMA. Por fim, eles estiveram presentes na mesa de abertura das oficinas da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos Mamadeiras e Chupetas (NBCAL) e da Estratégia Mulher Trabalhadora que Amamenta (MTA).
MINAS GERAIS – A Sociedade Mineira de Pediatria (SMP) realizou nos dias 29 e 30 de agosto a XXI Jornada Mineira de Atualização em Amamentação, no Centro de Convenções da Associação Médica de Minas Gerais, em Belo Horizonte (MG). O público-alvo do evento foi composto por médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, residentes e acadêmicos dos cursos da área da saúde e outros profissionais interessados.
Na oportunidade, foram debatidos temas como “Laserterapia e Amamentação”; “Amamentação do bebê com Síndrome de Down”; “O papel do pediatra na garantia do direito da mãe trabalhadora de amamentar”; “Técnicas de Amamentação e Manejo da Lactação”; e mais.
PARAÍBA - Durante todo o mês de agosto, a Sociedade Paraibana de Pediatria (SPP) promoveu atividades alusivas ao tema. No dia 1º de agosto, foi a abertura oficial do Agosto Dourado em Campina Grande. Já no dia 16, foi a vez da "Caminhada em prol da Amamentação 2025 da SPP", em João Pessoa. No dia 17, foi realizada a Caminhada na cidade de Campina Grande.
No dia 24 de agosto, também em Campina Grande, a SPP promoveu um grande mamaço no Parque da Criança. No dia 28, foi a vez do Encontro Estadual de Boas Práticas na Assistência Perinatal, de forma on-line. Por fim, no dia 29 de agosto, foi promovido um Workshop de Aleitamento Materno, no Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande.
PARANÁ – No dia 23 de agosto, a Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP) realizou a “Atualização Multiprofissional em Aleitamento Materno”, em Curitiba (PR). O evento foi voltado aos estudantes e graduados em Medicina, Enfermagem, Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição e Fisioterapia. Entre os temas em debate estiveram “O papel do obstetra no preparo das mamas no pré-natal”; “Técnicas de Amamentação”; “Importância da rede de apoio para a nutriz”; “Amamentação e depressão pós-parto”, e mais.
PERNAMBUCO – A Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe) participou da Cerimônia de Abertura do Agosto Dourado de Pernambuco. A atividade foi promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Pernambuco (SES-PE) e contou com a presença de especialistas da Sopepe e do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP). Além disso, a entidade publicou em suas redes sociais card em celebração ao mês.
RIO DE JANEIRO - A Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj) promoverá diversas atividades ao longo do mês. No dia 16 de agosto, das 9h às 12h, no Jardim do Palácio do Catete um evento aberto à população sobre o tema.
Já no dia 20, foi a vez do VIII Workshop de Amamentação, no Hospital Universitário Gaffree e Guinle. A atividade teve como público-alvo os pediatras. Nos dias 26 e 27, foi promovida III Interligas de Aleitamento materno - IDOMED e SOPERJ. Por fim, a instituição realizou ainda o evento on-line "Vozes da amamentação" com foco na população.
RIO GRANDE DO NORTE - No dia 20 de agosto, a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte (Sopern) apoiou uma atividade educativa em aleitamento voltada para agentes comunitários de saúde. A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal.
Já no dia 28, foi a vez do V Fórum de Aleitamento Materno de Natal, que ocorreu na UNIFACEX, e contou com a apresentação de experiências exitosas em aleitamento materno desenvolvidas nas Unidade Básicas do Município do Natal. A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal e contou com apoio da Sopern. A atividade é voltada para os profissionais da SMS Natal.
RIO GRANDE DO SUL – Nos dias 12 e 13 de agosto, a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) promoveu o evento “Aleitamento: sistemas de apoios sustentáveis”, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). O encontro foi realizado no HCPA e trouxe debates sobre “Dimensões do aleitamento: o olhar para a pessoa que amamenta”; “Parentalidade no luto: quando o leite chega, mas o bebê não”; além dos minicursos “Construção do cuidado da puérpera e do bebê: quando surgem as dificuldades no aleitamento”, “Desafios no aleitamento em lactente com bronquiolite”; e mais.
RONDÔNIA – A Sociedade de Pediatria de Rondônia (Sopero) participou do evento “Amamentação: Direito e Ação”, que aconteceu no dia 15 de agosto, das 8h às 13h, em Porto Velho (RO). O evento foi uma parceria do Ministério Público do Estado de Rondônia, a SOPERO, as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde e outros órgãos do poder público.
SÃO PAULO – A Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) promoveu dois eventos: I Simpósio Paulista de Aleitamento Materno e 16º Encontro Paulista de Banco de Leite Humano, realizado no dia 1º de agosto; e Café da Manhã com o Professor – Semana Mundial de Aleitamento Materno – Agosto Dourado, no dia 2 de agosto. Em pauta, temas como “Sistema de Apoio Sustentável na Amamentação”; “Lesões mamilares”; “Emergências e Amamentação – o que precisamos saber”; entre outros.
SERGIPE - A Sociedade Sergipana de Pediatria (Sosepe) abriu a SMAM no dia 2 de agosto com o primeiro Seminário de Aleitamento Humano, apoiado pela Universidade Tiradentes. Durante o mês, houve também palestras, rodas de conversa em unidades básicas de saúde, participação em podcast.
No dia 9, foi realizada uma caminhada em prol da amamentação, nos Arcos da Orla da Atalaia. No dia 21 agosto, foi a vez do Seminário Estadual do aleitamento materno. As ações também contemplaram atividades educativas em Hospitais Amigos da Criança, com o apoio das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde.
O encerramento do Agosto Dourado foi no dia 30, no Parque da Sementeira com o mamaço, reunindo famílias, profissionais de saúde e a sociedade civil em um ato simbólico de valorização do aleitamento materno.
TOCANTINS – A primeira ação da Sociedade Tocantinense de Pediatria (STOP) ocorreu no dia 28 de julho, com a publicação de um vídeo sobre aleitamento materno nas redes sociais da instituição. Além disso, no dia 5 de agosto foi realizada a abertura da campanha, no Hospital e Maternidade Dona Regina, em Palmas (TO).
Durante o mês houve também palestras nas unidades de Saúde do Estado, monitoramento das ações do Banco de Leite, reunião com as equipes para atualizações sobre aleitamento materno e painel de fotos do Banco de Leite. Foi divulgado ainda um podcast especial com a participação de especialistas da STOP e de outros profissionais da saúde.