carregando...

Sociedade Mineira de Pediatria lançará campanha para combater obesidade infantil

Filiadas 17/03/2015
Raquel Pitchon, presidente da SMP, recebe Alexandre Ferreira, coord. do curso PALS/SMP; Ivani Novato Silva, do Comitê de Endocrinologia Pediátrica; os artistas Thalma e Lor, e Marisa Lages, tesoureira da SMP, na sede da Sociedade
Raquel Pitchon, presidente da SMP, recebe Alexandre Ferreira, coord. do curso PALS/SMP; Ivani Novato Silva, do Comitê de Endocrinologia Pediátrica; os artistas Thalma e Lor, e Marisa Lages, tesoureira da SMP, na sede da Sociedade

Uma das importantes ações da Sociedade Mineira de Pediatria (SMP) em 2015 será a realização de uma campanha de combate à obesidade infantil. Idealizada por Antônio José das Chagas, presidente do Comitê de Endocrinologia Pediátrica da SMP, a campanha recebeu pleno apoio de toda a diretoria e será lançada durante a abertura do 14º Congresso Mineiro de Pediatria, que acontece entre 19 e 22 de abril, em Belo Horizonte. Para a criação, foram convidados o cartunista Luiz Oswaldo Rodrigues, mais conhecido como Lor, que é também clínico geral e professor aposentado da UFMG, e sua esposa, a artista plástica Thalma.

Frente à ineficácia de outras campanhas contra a obesidade e ao tom agressivo que normalmente apresentam, discutiu-se em uma primeira reunião com o casal de artistas como a campanha da SMP chegaria ao ponto crucial: a prevenção da obesidade em crianças. Nesse encontro, estavam presentes, além de Lor e Thalma, Raquel Pitchon, presidente da SMP, Marisa Lages, tesoureira da SMP e responsável pelo convite ao casal, Ivani Novato Silva, representante do Comitê de Endocrinologia Pediátrica, e Ana Fazito, assessora de comunicação da instituição. Foi decidido que, mesmo a obesidade sendo uma epidemia, uma doença grave, a campanha deve ser positiva, focando no poder transformador do indivíduo. “Eu não sou culpado por ser gordo, mas posso ser responsável pela minha mudança”, resumiu Thalma.

Congresso

 “Pediatria: Atualização e Qualificação” é o tema central do 14º Congresso. Segundo a presidente do evento e vice-presidente da SMP, Maria do Carmo de Barros Melo, a programação científica foi discutida com muito cuidado. Entre os destaques, estão a conferência de Eduardo Vaz, presidente da SBP, sobre a situação da medicina de crianças e adolescentes na atualidade; a mesa-redonda “Os 1000 dias”; os casos comentados e interativos ao final de cada dia; a palestra sobre o bem-estar infantil; conferências sobre o bebê chiador e sobre vacinação, além de várias mesas que discutirão “abordagens difíceis”.

O evento é aberto aos sócios da SMP, não sócios, acadêmicos e outros profissionais que atuam diretamente no atendimento à criança e ao adolescente. Inscrições, programação completa e outras informações podem ser encontradas no  www.mineirodepediatria2015.com.br.

 

Assessoria de Comunicação da SMP