17º Congresso Brasileiro de Adolescência destaca protagonismo juvenil e compromisso com políticas públicas para o cuidado integral

A valorização da adolescência como uma etapa complexa do desenvolvimento humano e a necessidade de fortalecer políticas públicas e a capacitação profissional marcaram a solenidade de abertura do 17º Congresso Brasileiro de Adolescência, em Porto Alegre (RS). Promovido pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em parceria com a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), o evento ocorreu entre os dias 17 e 20 de setembro e reuniu especialistas de todo o país para discutir os principais desafios da saúde do adolescente.

Em seu discurso, o presidente da SBP, dr. Edson Liberal, ressaltou que a adolescência deve ser assumida como um compromisso coletivo da pediatria e da Sociedade. Ao destacar a presença de adolescentes na mesa de abertura, o dirigente enfatizou o protagonismo juvenil como elemento central das ações em saúde. “A criança e o adolescente não são simples. O crescimento e o desenvolvimento são processos complexos, que exigem múltiplos olhares e a atuação integrada de diferentes profissionais”, afirmou.

Dr. Edson também destacou avanços recentes na proteção dos direitos de crianças e adolescentes, como a sanção do Estatuto Digital da Criança e do Adolescente, e anunciou investimentos da SBP na formação profissional. Entre as iniciativas, está o desenvolvimento de um curso de educação a distância em Medicina do Adolescente, com metodologias ativas, voltado à qualificação dos pediatras. “Precisamos assumir, de forma efetiva, que a adolescência é compromisso de todos nós”, reforçou.

Na sequência, o presidente da SPRS, dr. José Paulo Vasconcelos Ferreira, compartilhou sua trajetória pessoal ligada à Medicina do Adolescente e destacou a importância do Congresso para fortalecer a atuação pediátrica nessa faixa etária. “É uma tarefa desafiadora, mas essencial, fazer com que cada vez mais pediatras assumam o cuidado ao adolescente, com capacitação e qualidade”, afirmou, ao dar as boas-vindas aos participantes no Rio Grande do Sul.

A presidente do 17º Congresso Brasileiro de Adolescência e do Departamento Científico de Medicina do Adolescente da SBP, dra. Lilian Day Hagel, celebrou a realização do evento e a ampla articulação institucional presente na programação. Segundo ela, o Congresso representa a união de saberes, experiências e esforços construídos ao longo de dois anos de planejamento. “É muito gratificante ver tantas pessoas qualificadas e parceiros que estão conhecendo mais de perto a nossa especialidade e a dimensão do cuidado ao adolescente”, destacou, agradecendo à comissão organizadora, aos palestrantes e aos congressistas.

A cerimônia também contou com a participação de representantes da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS), dra. Luizete Moraes Bandeira; do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), dra. Luciana Febbo; e do Ministério da Saúde, representado por dra. Denise Campos, além da leitura de uma carta elaborada por adolescentes, reforçando a importância da escuta qualificada e da participação juvenil na formulação de políticas públicas.

Com uma programação científica abrangente e multiprofissional, o 17º Congresso Brasileiro de Adolescência reafirmou o papel da SBP na defesa dos direitos, da saúde integral e do desenvolvimento pleno de adolescentes em todo o país.