25º Fórum da ABP debate impactos ambientais na saúde infantil e lança bases para o “Manifesto Verde da Pediatria”

“Investir na proteção da criança é investir no futuro da humanidade, pois garantir que as crianças cresçam saudáveis e alcancem seu desenvolvimento pleno é um passo essencial para sociedades sustentáveis e mais justas”. A afirmativa da presidente da Academia Brasileira de Pediatria (ABP), dra. Sandra Grisi, foi feita durante seu discurso na abertura do 25º Fórum da ABP Prof. Antônio Márcio Junqueira Lisboa, ocorrido nesta sexta-feira (26), em Brasília (DF). O tema central deste ano foi “Planeta Saudável, Infância Protegida”, que abarcou temáticas voltadas à preservação do meio ambiente e saúde da criança.

Dra. Sandra destacou ainda que a educação ambiental e a promoção da resiliência social são fundamentais para preparar as crianças e as comunidades para enfrentarem as transformações do clima mundial. “Políticas públicas devem focar na mitigação dos impactos ambientais e na adaptação dos sistemas de saúde, garantindo acesso universal a serviços básicos e suporte nutricional”, disse.

O presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Edson Liberal, salientou que os agentes públicos, das três esferas de poder (Executivo, Legislativo e Judiciário), precisam agir de forma unânime e urgente para conter os efeitos dos eventos climáticos extremos, que alteram a paisagem do cotidiano brasileiro.

“Uma ação conjunta, envolvendo toda a sociedade, precisa ser elaborada e adotada para garantir às futuras gerações o direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado, como estabelece a Constituição Federal”, salientou.

HOMENAGEM – A presidente da Sociedade de Pediatria do Distrito Federal (SPDF), dra. Luciana Monte, relembrou o legado deixado pelo Prof. Lisboa ao longo de sua trajetória profissional em Brasília. “Temos muitos momentos pela história que ele fez, que ele construiu aqui em nossa cidade. Símbolo de sua dedicação à pediatria e à proteção da infância, parte da sua história foi relatada no livro ‘Hospital Regional de Sobradinho: contribuições ao ensino de pediatria no Distrito Federal’, da pediatra dra. Renata Orlandi. A obra resgata a história da pediatria no hospital-escola, onde nasceu o programa de residência em pediatria idealizado pelo Prof. Lisboa.”

Também foram homenageados o Prof. Dr. Dioclécio Campos Júnior e a Prof.ª Dra. Vera Lúcia Araújo Bezerra, pelas importantes contribuições ao ensino da pediatria no Distrito Federal. “São mestres que inspiram gerações e abriram caminhos para que a pediatria brasileira tivesse o reconhecimento e a força que possui hoje. A eles, a minha mais profunda referência”, destacou dra. Luciana Monte.

A representante do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Inamara Mélo, em seu discurso, frisou que não se pode pensar em uma ação climática consequente que não trate da redução de vulnerabilidades socioambientais. “Não podemos tratar da ação climática que não seja transformativa, que não mexa nas causas mais profundas, que não dizem respeito a fatores climáticos, mas dizem respeito a uma história de exclusão, de desigualdade, de ausência ou déficit de políticas públicas e nós precisamos alterar este contexto de desigualdade, erradicando a fome e a pobreza, para que a gente dê conta da redução das vulnerabilidades frente à agenda de clima”, evidenciou.

MANIFESTO VERDE – Ao final do evento, foi realizada uma síntese das discussões e propostas do Fórum e quais serão os próximos passos para a implementação de políticas públicas eficazes. O documento servirá de escopo para a elaboração da carta sobre o tema “Manifesto Verde da Pediatria”.

O 25º Fórum da ABP foi realizado pela ABP em parceria com a SBP e o apoio da SPDF.