Com objetivo de congregar pediatras potiguares, a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte (SOPERN) promoveu, nos dias 29 e 30 de agosto, o II Congresso Norte-Rio-Grandense de Pediatria, em Natal. Na oportunidade, o presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Edson Liberal, participou da cerimônia de abertura e de duas conferências especiais. O evento reuniu mais de 300 participantes.
“Foi uma honra ser convidado para o Congresso e ter tido a oportunidade de conversar com os pediatras sobre esse importante elo que é formado por nós com as famílias ao longo dos anos, além de trazer um pouco do que temos feito na SBP com foco na população. O evento foi maravilhoso e teve uma participação expressiva dos colegas, o que mostra a força da pediatria no Rio Grande do Norte”, disse dr. Edson.
ORGANIZAÇÃO – Com uma programação ampla e discussões baseadas nas evidências científicas mais recentes, os pediatras tiveram aulas sobre hipodermóclise em pediatria; o papel transformador do pediatra para uma adolescência saudável; infecção urinária na infância; a consulta pré-natal com o pediatra; adolescentes com depressão: onde estão? o que suspeitar? como ajudá-los?; abordagem do desconforto respiratório do recém-nascido na sala de parto: visão do pediatra e do fisioterapeuta; e mais.
Para a presidente do Congresso, dra. Kátia Correia Lima, o evento superou todas as expectativas, tanto em número de participantes quanto na qualidade das apresentações e das discussões. “Tivemos momentos de troca muito ricos, que só foram possíveis graças ao empenho de todos os envolvidos na criação e produção do evento. Estamos muito felizes com o resultado. Finalizamos o nosso II Congresso Norte-Rio-Grandense de Pediatria com a certeza de que conseguimos cumprir nosso propósito e já pensando nos próximos passos”, salientou.
EMOÇÃO – O ponto alto do evento foi a abertura, que contou com a participação de dois adolescentes integrantes da ONG Atitude Cooperação para atuarem como mestres de cerimônia. Para a vice-presidente da SOPERN, dra. Lércia Mariza Freire Teixeira, isso trouxe muito significado, leveza e reflexão sobre questões relacionadas à infância e adolescência global para os especialistas que estavam presentes.
“Destaco a excelente oportunidade que foram esses dois dias porque tivemos a oportunidade de atualizar, ampliar e aprimorar nossos conhecimentos, além debater sobre diversos temas pertinentes ao cotidiano do pediatra. A presença dos drs. Edson Liberal e Tadeu Fernandes também abrilhantou as discussões. Além disso, agradeço e parabenizo a todos os que inscreveram seus trabalhos científicos. Recebemos 107 artigos, o que demonstra a confiança e credibilidade no nosso evento, e nos deixa gratificado”, concluiu.
PARTICIPAÇÃO – O Congresso contou ainda com a presença da equipe do projeto social “Pediatria Itinerante”, que teve um estande para divulgar as ações e convidar os pediatras a participarem das próximas edições. O projeto visa levar assistência pediátrica gratuita a regiões carentes do Rio Grande do Norte e conta com o apoio oficial da SBP.
PRN-SBP lança 2ª edição do Manual de Cuidados Pós-Reanimação Neon...
05/09/2025 , 11:45Alívio da dor na doença falciforme é discutido em webinar da SBP
05/09/2025 , 11:44Cine TDAH reúne pediatras em formato inovador de atualização cien...
05/09/2025 , 11:25Estão abertas até 29 de setembro as inscrições para a 18ª Mostra ...
05/09/2025 , 11:24Poluição plástica: a conta chegou! Contagem Regressiva da Lancet...
04/09/2025 , 08:58Vacinação para Pacientes com Doença Falciforme
02/09/2025 , 08:06