A 2ª vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Anamaria Cavalcante e Silva, representou a entidade no lançamento nacional da nova versão da estratégia Unidades Amigas da Primeira Infância (UAPI) – ciclo 2025-2028, evento realizado no Auditório do UNICEF, em Brasília (DF), no último dia 30 de setembro.
A UAPI é uma estratégia de qualificação dos serviços, que visa contribuir com os resultados das políticas municipais voltadas ao fortalecimento das ações de puericultura na primeira infância. A iniciativa conta com capacitação, monitoramento e certificação, com foco no desenvolvimento das crianças de até seis anos de idade, atendidas em Unidades de Atenção Primária à Saúde e Unidades de Educação Infantil.
Segundo relembrou a dra. Anamaria, a estratégia UAPI foi idealizada em 2017, no município de Fortaleza (CE), como um Programa Especial, por ideia e decisão das cinco pediatras que estavam na gestão da Secretaria Municipal de Saúde. Para sua implementação, buscou-se a Sociedade Cearense de Pediatria (Socep) como entidade certificadora.
Com os resultados positivos obtidos na capital cearense, e por iniciativa do UNICEF, a estratégia foi posteriormente ampliada para mais cinco capitais brasileiras, consolidando-se como uma referência.
Acesse aqui o documento Unidade Amiga da Primeira Infância
“A Socep deu início às certificações das unidades de saúde que cumpriam as metas propostas. Após, ocorreu a ampliação para outras cinco capitais: Belém (PA), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Luís (MA). Hoje, o UNICEF, com o apoio do Ministério da Saúde, Ministério da Educação e Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, acaba de anunciar a ampliação da estratégia para todo o Brasil”, frisou.
A 2ª vice-presidente da SBP pontuou que a implementação da UAPI é uma importante ferramenta para o crescimento e desenvolvimento saudável da criança. A primeira infância é o período em que as janelas de oportunidades estão mais abertas, permitindo que estímulos adequados atinjam impacto profundo e duradouro na vida da criança. “A SBP compreende que, nesse contexto, o pediatra é um profissional indispensável nas equipes de cuidados, uma vez que o objetivo é a aplicação de boas práticas e o cuidado integrado na primeira infância”, ressaltou.
ABP empossa dois novos acadêmicos em Brasília
10/10/2025 , 16:27Novo episódio do Famílias em Pauta debate “Adultização”
10/10/2025 , 11:274º CBP On-line abre programação com debate sobre Defesa da Pediat...
10/10/2025 , 11:06Seminário em Luanda encerra projeto de apoio à implementação do P...
10/10/2025 , 10:25Por que os Cuidados Paliativos importam para o mundo e para o Bra...
10/10/2025 , 08:23Acne na adolescência: SBP lança documento atualizado com foco no ...
09/10/2025 , 13:57