O 3º Simpósio de Reanimação Pediátrica foi aberto por Alexandre Rodrigues Ferreira, diretor da SBP e coordenador de Reanimação Pediátrica. Essa foi uma das atividades da agenda científica do evento, que reúne especialistas do Brasil e do exterior para debater temas importantes sobre a saúde infantojuvenil.
Na conferência de abertura, a Tânia Miyuki Shimoda Sakano, coordenadora de Ressuscitação Pediátrica da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), destacou que o Brasil acompanha os países de primeiro mundo no que diz respeito aos avanços e às práticas dessa modalidade de atendimento, reforçando a importância do seu planejamento e preparo.
Ela sublinhou que a qualidade na reanimação na primeira hora de atendimento depende, sobretudo, de uma equipe bem treinada e de prontidão em situações de emergência. Também ressaltou a importância do treinamento contínuo, tanto individual quanto em equipe, para garantir que todos os profissionais estejam tecnicamente preparados e sincronizados nas suas ações. “Reanimar um paciente, especialmente uma criança, exige que os profissionais estejam preparados técnica e emocionalmente para agir com rapidez e precisão”, afirmou.
O simpósio contou com uma mesa-redonda de especialistas em temas fundamentais da reanimação pediátrica. O pediatra Felipe de Oliveira abordou as novas definições de sepse pediátrica e os critérios da sepse de Phoenix, destacando dados como o de que 50% das mortes ocorrem uma semana depois do diagnóstico desse quadro.
Por sua vez, Sílvio Baptista discutiu os avanços na fluidoterapia; João Lourival, pediatra intensivista, explorou o uso de drogas vasoativas no atendimento de emergência; e Vilany Mendes Félix, diretora do Instituto que leva seu nome, coordenou a apresentação de casos clínicos interativos, promovendo uma discussão dinâmica com os participantes.
Atresia Biliar
29/07/2025 , 09:31PED CAST SBP: "Crianças e adolescentes com ansiedade: o que fazer...
28/07/2025 , 10:08Presidente da SBP participa de formatura de adolescentes e jovens...
26/07/2025 , 12:04SBP desenvolve uma série de ações digitais para celebrar o Dia do...
26/07/2025 , 11:59Uso de corticosteroides sistêmicos em doenças alérgicas em Pediat...
25/07/2025 , 09:50Diretoria para o triênio 2025-2027 da Sopepe toma posse e inaugur...
24/07/2025 , 15:44