A importância da inclusão do pediatra nas equipes da Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (SUS) foi o tema de abertura do 4º Congresso Brasileiro de Pediatria On-line, realizado nesta quinta-feira (9). O painel, dedicado à Defesa da Pediatria, abordou a necessidade de fortalecer a especialidade dentro do modelo de atenção básica, garantindo cuidado integral e contínuo a crianças e adolescentes.
O debate contou com a participação do presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Edson Liberal, do diretor de Defesa Profissional, dr. Fábio Guerra, e do diretor adjunto de Defesa Profissional, dr. Sidnei Ferreira, sob moderação do diretor científico da SBP, dr. Dirceu Solé.
Durante a discussão, o presidente da SBP destacou a importância do especialista na assistência de crianças e adolescentes. “Não estamos minimizando a importância dos demais profissionais. A multidisciplinariedade é fundamental. No entanto, a exclusão dos pediatras não é aceitável”, disse.
O dr. Fábio Guerra destacou que, embora a Estratégia de Saúde da Família (ESF) tenha ampliado o acesso à atenção primária, ainda há lacunas no atendimento pediátrico. “Apenas estamos propondo a entrada do pediatra nesse modelo para atender as crianças e os adolescentes, que por vezes permanecem na fila aguardando consultas com outros especialistas. Essa demanda pode ser suprida pelos pediatras”.
O dr. Sidnei Ferreira acrescentou que a SBP já apresentou ao Ministério da Saúde, em diferentes gestões, documentos defendendo a valorização e ampliação da atuação dos pediatras na rede básica. “O número de consultas de crianças e adolescentes com o pediatra é incompatível com os parâmetros de excelência existentes nos protocolos pediátricos e incapaz de causar o impacto esperado no desenvolvimento dos indivíduos durante a infância e adolescência”, sublinhou.
Ao final, os participantes falaram sobre os Fóruns de Defesa da Pediatria, série de encontros virtuais, reunindo as filiadas da SBP, sob o lema “Pediatra na Atenção Primária: qualidade desde o primeiro contato!”.
MENSAGENS DE ABERTURA – O presidente da SBP, dr. Edson Liberal destacou ainda que o 4º CBP On-line traz praticidade aos pediatras, com a mesma qualidade dos eventos presenciais. “É o grande encontro da pediatria nacional em formato virtual. Os Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP estiveram empenhados em apresentar novidades de grande interesse à prática diária”.
Ao todo, serão 33 mesas de debates à disposição, para assistir ao vivo ou depois, sob demanda, e no momento escolhido pelo congressista. Já o presidente do evento, dr. Clóvis Francisco Constantino, definiu o 4º CBP on-line como uma “oportunidade acessível e com excelência técnica para a atualização dos pediatras”.
Novo episódio do Famílias em Pauta debate “Adultização”
10/10/2025 , 11:27Seminário em Luanda encerra projeto de apoio à implementação do P...
10/10/2025 , 10:25Por que os Cuidados Paliativos importam para o mundo e para o Bra...
10/10/2025 , 08:23Acne na adolescência: SBP lança documento atualizado com foco no ...
09/10/2025 , 13:57Reporte Semanal JPed: novas edições destacam estudos sobre Espect...
09/10/2025 , 13:20A Criança com Condição Crônica Complexa: a Nova Transição Epidemi...
09/10/2025 , 09:03