Com mais de 800 inscritos de todo o Brasil, o 5º Simpósio Internacional de Dermatologia Pediátrica (Dermaped) movimentou a cidade de Belo Horizonte (MG). De quinta-feira (7) a sábado (9), o evento ofereceu uma programação científica que reuniu os principais temas e as mais recentes pesquisas na área da Dermatologia Infantil.
"O evento foi um grande sucesso, que possibilitou uma grande interação entre os palestrantes e os congressistas, com compartilhamento de conhecimento. A programação excelente contemplou assuntos de interesse para os dermatologistas e para os pediatras", disse a 1ª vice-presidente da SBP, dra. Lilian Sadeck.
A presidente do Simpósio e do Departamento Científico de Dermatologia da Sociedade Mineira de Pediatria (SMP), dra. Izabella Rodrigues, também reiterou a importância do evento. “Este é o maior encontro de Dermatologia Pediátrica do País. O Dermaped apresentou atividades interessantes e, sobretudo, didáticas e práticas, que contribuem diretamente para o dia a dia do profissional. E o público deu um show de participação, com auditório lotado todos os dias”, disse.
Ao todo, foram 39 palestrantes, mais de 200 trabalhos inscritos e expostos em pôsteres eletrônicos ao longo dos três dias de evento, sendo dez escolhidos para apresentação oral. Para a dra. Izabella, os trabalhos apresentados mostraram a força e a diversidade da Dermatologia Pediátrica no Brasil. “Tivemos desde temas muito comuns no consultório até doenças raras e terapias inovadoras. Essa troca de conhecimento conecta ciência e prática, fortalece nossa rede de especialistas e impulsiona o cuidado de qualidade para as crianças”, enfatizou.
A programação científica contou ainda com discussões voltadas ao cuidado dermatológico do nascimento à adolescência. Além disso, as atividades trouxeram contribuições que contemplaram e incluíram uma diversidade de pacientes, como foi o caso da mesa sobre as doenças dermatológicas em peles negras e também em pessoas com Síndrome de Down.
O 5º Simpósio Dermaped também reuniu temáticas que estão em alta na sociedade e na especialidade médica, como o controverso fenômeno da skincare na infância e o uso da Inteligência Artificial (IA) na Dermatologia Pediátrica. Para a dra. Izabella Rodrigues, é essencial trazer esses debates, pois eles refletem a realidade que pais, crianças, adolescentes e médicos vivem hoje. “É muito importante falar sobre assuntos como esses através de evidência científica. Isso garante segurança e, ao mesmo tempo, prepara a especialidade para integrar novas ferramentas de forma ética e responsável”, reiterou.
LANÇAMENTO - Durante o 5º Simpósio Dermaped, também foi lançada a 2ª edição do Atlas de Dermatologia Pediátrica, um guia prático e importante para o diagnóstico visual de doenças cutâneas, do recém-nascido ao adolescente. O lançamento contou com a presença de duas organizadoras do livro: dra. Vânia Oliveira, que também é secretária do Departamento Científico de Dermatologia da SBP, e dra. Susana Giraldi.
SBP AmamentAÇÃO 2025: já está no ar a 31ª edição
26/09/2025 , 17:23PRN-SBP qualifica 338 profissionais em reanimação neonatal no Nor...
26/09/2025 , 13:48SBP leva cursos de reanimação neonatal e transporte de recém-nasc...
25/09/2025 , 08:39Primeiro Fórum Regional da SBP reúne profissionais do Sudeste par...
24/09/2025 , 08:42SBP, ASBAI e SBIm emitem posicionamento contra o fim da vacina pn...
19/09/2025 , 15:30Doenças Gastrintestinais Eosinofílicas
23/09/2025 , 07:59