Nesta quinta-feira (7), teve início o 5º Simpósio Internacional de Dermatologia Pediátrica (Dermaped), em Belo Horizonte (MG). Considerado o maior evento da Dermatologia Pediátrica Brasileira, o evento traz especialistas nacionais e internacionais para discutirem os principais temas e diretrizes clínicas, além de reunir as últimas pesquisas na área da Dermatologia Infantil.
A 1ª vice-presidente da SBP, dra. Lilian Sadeck, que na oportunidade representou o presidente da SBP, dr. Edson Liberal, destacou a importância do Simpósio como um espaço de compartilhamento entre pediatras e dermatologistas. “Aqui, a experiência de um soma-se ao conhecimento do outro. As palestras, os debates e até mesmo as conversas nos corredores, são oportunidades inestimáveis para fortalecermos nossa rede de apoio. Vamos sair daqui mais preparados para enfrentar os desafios diários da nossa profissão”, finalizou.
Segundo ela, a pele, como o maior órgão do corpo humano, é um universo de sinais e sintomas. “Na infância e na adolescência, esses sinais podem ser ainda mais delicados e complexos, exigindo um olhar atento e especializado. É por isso que a colaboração entre pediatras e dermatologistas é tão vital”, ressaltou a vice-presidente.
A solenidade de abertura foi iniciada pela presidente da Sociedade Mineira de Pediatria (SMP), dra. Raquel Gomes de Carvalho Pinto. Durante sua fala, a presidente parabenizou a comissão científica e organizadora do Simpósio. “A comissão trouxe à Belo Horizonte uma programação impecável. Teremos dias repletos de aprendizados científicos, além de muita mineiridade”, ressaltou.
Na sequência, a presidente do Simpósio, dra. Izabella Rodrigues Reis Gomes, deu boas-vindas ao público e destacou o momento vivido pela Dermatologia Pediátrica: “Estamos ganhando cada vez mais espaço e reconhecimento, pois os desafios clínicos não exigem apenas conhecimento técnico, mas também empatia e sensibilidade ética”, comentou.
A solenidade contou também com a presença do presidente do Departamento Científico de Dermatologia da SBP, dr. Jandrei Rogério Markus. Ele enfatizou que, para além de um evento científico, o Dermaped também é um espaço de integração entre os profissionais. “Espero cumprimentar e agradecer cada um de vocês, pois esse será um evento marcante para a Dermatologia Pediátrica no Brasil”, apontou.
HOMENAGEM - A presidente do Simpósio também homenageou a dra. Leide Parolin Marinoni, que faleceu em 2023, salientando que a profissional foi pioneira ao fundar o Serviço de Dermatologia Pediátrica da Universidade Federal do Paraná (UFPR). “Ela nos ensinou que a Dermatologia Pediátrica vai além de doenças da pele. É sobre bem-estar, autoestima e conforto para o futuro das crianças que atendemos. Neste Simpósio, vamos honrar o seu legado em cada palestra, em cada troca e em cada gesto de cuidado”, disse.
Febre de Oropouche em criança e o risco de transmissão vertical
18/09/2025 , 08:06Abordagem das infecções graves por bactérias Gram-negativas em cr...
16/09/2025 , 07:48PED CAST | "Sedentarismo na adolescência afeta a saúde física e m...
15/09/2025 , 14:16Pediatras participam de ação pela vacinação contra o sarampo no M...
12/09/2025 , 10:41Diretora da SBP participa do workshop “Revisitando a Residência M...
12/09/2025 , 10:36Inscrições abertas para o exame de Área de Atuação em Nefrologia ...
11/09/2025 , 16:57