Acadêmico da ABP publica artigo sobre impacto crítico das mudanças climáticas na saúde infantil

O pediatra e membro da Comissão da Memória da Pediatria da Academia Brasileira de Pediatria (ABP), dr. Navantino Alves Filho, escreveu um artigo sobre a forma como as mudanças climáticas afetam a saúde infantil, destacando que os riscos começam ainda na fase gestacional. No texto, que nasceu do 25º Fórum da ABP, realizado em 2025, em Brasília (DF), e cujos debates versaram sobre natureza e saúde, ele traz informações do “The climate-changed child”, do Fundo das Nações Unidas para a Infância e as sete consequências das mudanças climáticas para a saúde das crianças.

A consequências elencadas são: “Risco antes do nascimento”; “Doenças”; “Desnutrição”; “Temperatura corporal”; “Poluição”; “Educação”; e “Saúde Mental”. Ao final, o pediatra sugere a adoção de hábitos saudáveis em família, como alimentação equilibrada e atividades físicas regulares.

“Por fim, mas não menos importante, lembre-se que você é o exemplo. As crianças aprendem muito pelo que observam na rotina da família. Portanto, ao verem os familiares adotando hábitos saudáveis dentro de casa, elas serão naturalmente incentivadas a seguir o mesmo caminho”, explicitou dr. Navantino.

LEIA O ARTIGO COMPLETO