Os associados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) receberam quatro novas edições do Reporte Semanal do Jornal de Pediatria (JPed), que foram enviadas por e-mail entre novembro e a primeira semana de dezembro. Os informativos, do número 33 ao 36, abarcam os assuntos: radiografia e diagnóstico de corpo estranho; puberdade; avaliação do comprimento peniano; e neurodesenvolvimento durante a pandemia de COVID-19.
Intitulado “Evaluation of stretched penile length (SPL), postnatal penile growth evolution, and micropenis in Brazilian preterm newborns”, o último texto (nº 36) compartilhado com os pediatras traz comentários da integrante do Departamento Científico de Endocrinologia da SBP, dra. Renata Villas Boas Andrade Lima. O estudo apresenta curvas de referência para o comprimento peniano esticado (CPE) em recém-nascidos pré-termo (RNPT) brasileiros e avalia a evolução pós-natal desse comprimento ajustado para a idade gestacional corrigida (IGC).
Já o reporte nº 35 conta com reflexões da professora associada do Departamento de Pediatria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), dra. Isabel Rey Madeira, sobre o artigo “Boys with constitutional delay of growth and puberty developed spontaneous puberty and reached standard adult height without pharmacological therapy”. O estudo avaliou os padrões de desenvolvimento puberal, crescimento e estatura na idade adulta de meninos com atraso constitucional do crescimento e da puberdade e não tratados.
O membro do Departamento Científico de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento da SBP, dr. Álvaro Jorge Madeiro Leite, trouxe suas considerações no reporte nº 34: “Parents perception of their children's neurodevelopment during the COVID-19 pandemic and associated factors”. O interesse dos autores desse estudo foi verificar as percepções de pais e responsáveis de crianças com até sete anos de idade sobre as mudanças no neurodesenvolvimento dos filhos durante a pandemia.
Por fim, o reporte semanal nº 33 abordou o tema “X ray is not inferior to CT in terms of F1 score in the diagnosis of foreign body aspiration: a recall, precision and F1 score performance analysis based on bronchoscopically proven cases”, com explanações da coordenadora do Grupo de Trabalho Radiologia e Diagnóstico por Imagem da SBP, dra. Tatiana Mendonça Fazecas e Costa. O trabalho analisa comparativamente o desempenho da radiografia de tórax e da tomografia computadorizada no diagnóstico de aspiração de corpo estranho em crianças, utilizando a broncoscopia como padrão de referência.
CONFIRA TODOS OS REPORTES DO JPED EM:
https://www.sbp.com.br/especiais/reporte-semanal-jornal-de-pediatria
Estão abertas até 30 de janeiro as inscrições para o Exame de Reu...
06/01/2026 , 15:35
TAMIS: aplicativo brasileiro auxilia na identificação precoce de ...
30/12/2025 , 09:34
PRN-SBP treina 490 profissionais de saúde em reanimação neonatal ...
30/12/2025 , 09:11
PEDCAST SBP: "Quando se preocupar com o atraso no neurodesenvolvi...
29/12/2025 , 11:13
Nota de pesar: dr. Akira Ishida
27/12/2025 , 11:40
50ª edição do Famílias em Pauta aborda hipertensão arterial na in...
26/12/2025 , 11:10