Acesse os novos informativos do Reporte Semanal do JPed

Os associados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) receberam quatro novas edições do Reporte Semanal do Jornal de Pediatria (JPed), que foram enviadas por e-mail entre novembro e a primeira semana de dezembro. Os informativos, do número 33 ao 36, abarcam os assuntos: radiografia e diagnóstico de corpo estranho; puberdade; avaliação do comprimento peniano; e neurodesenvolvimento durante a pandemia de COVID-19.

Intitulado “Evaluation of stretched penile length (SPL), postnatal penile growth evolution, and micropenis in Brazilian preterm newborns”, o último texto (nº 36) compartilhado com os pediatras traz comentários da integrante do Departamento Científico de Endocrinologia da SBP, dra. Renata Villas Boas Andrade Lima. O estudo apresenta curvas de referência para o comprimento peniano esticado (CPE) em recém-nascidos pré-termo (RNPT) brasileiros e avalia a evolução pós-natal desse comprimento ajustado para a idade gestacional corrigida (IGC).

Já o reporte nº 35 conta com reflexões da professora associada do Departamento de Pediatria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), dra. Isabel Rey Madeira, sobre o artigo “Boys with constitutional delay of growth and puberty developed spontaneous puberty and reached standard adult height without pharmacological therapy”. O estudo avaliou os padrões de desenvolvimento puberal, crescimento e estatura na idade adulta de meninos com atraso constitucional do crescimento e da puberdade e não tratados.

O membro do Departamento Científico de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento da SBP, dr. Álvaro Jorge Madeiro Leite, trouxe suas considerações no reporte nº 34: “Parents perception of their children's neurodevelopment during the COVID-19 pandemic and associated factors”.  O interesse dos autores desse estudo foi verificar as percepções de pais e responsáveis de crianças com até sete anos de idade sobre as mudanças no neurodesenvolvimento dos filhos durante a pandemia.

Por fim, o reporte semanal nº 33 abordou o tema “X ray is not inferior to CT in terms of F1 score in the diagnosis of foreign body aspiration: a recall, precision and F1 score performance analysis based on bronchoscopically proven cases”, com explanações da coordenadora do Grupo de Trabalho Radiologia e Diagnóstico por Imagem da SBP, dra. Tatiana Mendonça Fazecas e Costa. O trabalho analisa comparativamente o desempenho da radiografia de tórax e da tomografia computadorizada no diagnóstico de aspiração de corpo estranho em crianças, utilizando a broncoscopia como padrão de referência.

CONFIRA TODOS OS REPORTES DO JPED EM:

https://www.sbp.com.br/especiais/reporte-semanal-jornal-de-pediatria