Acontece nesta semana a 3ª edição do Fórum de Saúde Escolar e Meio Ambiente, em Belém (PA)

Com o tema “Importância de fatores ambientais e saúde”, a Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape) promoverá o III Fórum de Saúde do Escolar e Meio Ambiente, em Belém (PA). A atividade, que ocorrerá nos dias 2 e 3 de outubro, conta apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Secretária Estadual de Saúde (Sespa), e buscará trazer debates que vão ao encontro da proposta da COP30, que será realizado em novembro. 

“Queremos promover capacitação para profissionais da saúde, educação, e todas as áreas que trabalham na atenção e segurança a criança e adolescentes. O nosso objetivo é falar de como a escola é um espaço promotor de saúde, e, assim, enfatizar a relação entre educação e saúde do público infantojuvenil. Vamos discutir sobre a importância da vacinação, da nutrição do escolar e das medidas de proteção e segurança”, destaca a dra. Vilma Hutim, presidente do Fórum e membro da diretoria da SBP. 

O Fórum contará também com diversos eixos temáticos: atenção perinatal e nascimento seguro, triagem neonatal, monitoramento do desenvolvimento infantil; e mais. Conforme explica dra. Vilma, estes são eixos importantes e estruturantes, que devem ser trabalhados e garantidos para que as crianças alcancem prontidão neuropsicomotora para ingressar na escola.

“Os pediatras precisam estar capacitados e ter entendimento pleno das abordagens integrais na atenção às crianças e adolescentes em todos os lugares e contextos, seja na promoção à saúde na escola ou nos consultórios”, afirma a pediatra. 

A atividade é voltada a profissionais da saúde, educação e toda rede de apoio e segurança de crianças e adolescentes, tanto a nível de atenção primária à saúde como rede especializada; residentes e acadêmicos das áreas afins. O evento é gratuito e terá transmissão on-line. Confira todas as informações em: https://doity.com.br/iii-forum-de-saude-do-escolar-e-o-meio-ambiente