“Desvendando a crise álgica na doença falciforme: da fisiopatologia ao alívio da dor” foi o tema debatido no webinar mais recente promovido pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). O encontro on-line foi transmitido por meio do site da entidade, de forma exclusiva para os associados, na última terça-feira (26).
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR À LIVE
A live contou com a moderação do integrante do Departamento Científico (DC) de Hematologia e Hemoterapia da SBP, dr. Dayrton Raulino Moreira. O especialista ressaltou que a doença falciforme é a patologia genética mais prevalente no Brasil, representando um desafio constante aos pediatras, principalmente no atendimento de emergência. “A dor se destaca como a complicação mais frequente e impactante, motivo de inúmeras consultas e internações, comprometendo a qualidade de vida das crianças e dos adolescentes”, disse.
A primeira aula do encontro virtual foi ministrada pela integrante do DC de Hematologia e Hemoterapia da SBP, dra. Virginia Tafas da Nóbrega, que abordou o tema “Entendendo a fisiopatologia da dor no paciente com doença falciforme”. A segunda apresentação do webinar discutiu o tópico “Controle da dor na doença falciforme”, sob a condução da hematologista pediátrica, dra. Clarissa Ferreira Dametto. Ao final das explanações, os especialistas ainda dedicaram um tempo para responder às dúvidas dos espectadores e trocar experiências com a audiência.
Episódio final do RP Convida recebe o dr. Clemax Couto Sant’Anna
13/01/2026 , 10:54
PEDCAST SBP: "Férias escolares"
12/01/2026 , 13:04
PRN-SBP finaliza série de capacitações em Rondônia
09/01/2026 , 10:31
Exame para Área de Atuação em Medicina Paliativa: inscrições aber...
08/01/2026 , 15:46
Estão abertas até 30 de janeiro as inscrições para o Exame de Reu...
06/01/2026 , 15:35
TAMIS: aplicativo brasileiro auxilia na identificação precoce de ...
30/12/2025 , 09:34