Capacitação do Programa de Reanimação Neonatal da SBP em Angola é concluída em Luanda

A cidade de Luanda, capital de Angola, recebeu nesta semana a terceira e última etapa da capacitação do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP). A capital do país e a Região Metropolitana possuem dez e quatro milhões de habitantes, respectivamente. As atividades foram realizadas no Hospital Materno Infantil Azancot de Menezes, inaugurado em 2022 como instituição pública de referência nos cuidados materno e infantil.

No dia 30 de setembro, ocorreu o Treinamento em Reanimação Neonatal, que capacitou 103 alunos. Os instrutores brasileiros contaram com o apoio dos instrutores angolanos que acompanharam as equipes da SBP nas etapas anteriores, em Benguela e Huambo.

Em seguida, no dia 1º de outubro, foi realizado o Treinamento em Transporte do Recém-Nascido de Alto Risco, com a participação de 61 profissionais. Nesta quinta-feira, 2 de outubro, aconteceu a formação de oito novos instrutores em Luanda, no Instituto Hematológico, próximo ao Hospital Escola David Bernardino, tradicional hospital escola pediátrico de Luanda.

“O Dr. Francisco Domingos, presidente da Sociedade Angolana de Pediatria, em término de gestão, foi o anfitrião da formação”, conta a coordenadora desta ação do PRN-SBP em Angola, dra. Marcela Damásio.

ENCERRAMENTO – O término oficial da ação ocorrerá nesta sexta-feira, 3 de outubro, durante o Seminário de Encerramento, que contará com a presença do presidente da SBP, dr. Edson Liberal, e da ministra da Saúde de Angola, dra. Silvia Lutucuta, na solenidade de abertura.

A ação integra o projeto “Apoio à Implementação do Programa Angolano de Reanimação Neonatal”, desenvolvido pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, em parceria com a SBP, no âmbito do Programa de Capacitação em Saúde Brasil/Angola, com financiamento do Banco Mundial.