Cine TDAH reúne pediatras em formato inovador de atualização científica

Com o objetivo de debater inovações científicas sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), realizou no último dia 14 de agosto o Cine TDAH -Pediatria em Foco. O evento, voltado a pediatras, foi transmitido ao vivo diretamente das salas de cinema Cinemark em diversas cidades do País.

“Foi honra e um privilégio estar nesse evento tão especial e diferente. Tivemos aulas com dois colegas muito dedicados e especializados no assunto, que nos ajudaram a aprender a fazer o diagnóstico, tratar e encaminhar quando necessário. Essa patologia tem um impacto muito importante na vida da criança e do adolescente, não só na família, mas também nos ambientes sociais”, afirmou a presidente do Departamento Científico de Medicina de Adolescência da SBP e moderadora das aulas, dra. Lilian Day Hagel.

A primeira exposição foi da dra. Beatriz Bermudez, membro do DC de Medicina de Adolescência da SBP, que apresentou o tema “Cenário atual do TDAH em crianças e adolescentes”. Ela abordou a definição da doença, epidemiologia, fisiopatologia, manifestações clínicas, classificação, critérios diagnósticos (conforme documento elaborado pela SBP) e comorbidades psíquicas.

Em seguida, o dr. Paulo Mattos, psiquiatra, ministrou a aula “Fisiopatologia e tratamentos para TDAH”, trazendo dados sobre fatores de risco genéticos, correlações, influência ambiental e interação gene-ambiente.

Ao final, os participantes puderam tirar dúvidas e compartilhar experiências com os palestrantes. Além das exibições presenciais em salas de cinema de Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO) e São Paulo (SP), o evento – realizado em parceria com a Apsen – também contou com transmissão on-line, disponível aos sócios da SBP no link abaixo.

ASSISTA AO EVENTO COMPLETO