Com o objetivo de debater inovações científicas sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), realizou no último dia 14 de agosto o Cine TDAH -Pediatria em Foco. O evento, voltado a pediatras, foi transmitido ao vivo diretamente das salas de cinema Cinemark em diversas cidades do País.
“Foi honra e um privilégio estar nesse evento tão especial e diferente. Tivemos aulas com dois colegas muito dedicados e especializados no assunto, que nos ajudaram a aprender a fazer o diagnóstico, tratar e encaminhar quando necessário. Essa patologia tem um impacto muito importante na vida da criança e do adolescente, não só na família, mas também nos ambientes sociais”, afirmou a presidente do Departamento Científico de Medicina de Adolescência da SBP e moderadora das aulas, dra. Lilian Day Hagel.
A primeira exposição foi da dra. Beatriz Bermudez, membro do DC de Medicina de Adolescência da SBP, que apresentou o tema “Cenário atual do TDAH em crianças e adolescentes”. Ela abordou a definição da doença, epidemiologia, fisiopatologia, manifestações clínicas, classificação, critérios diagnósticos (conforme documento elaborado pela SBP) e comorbidades psíquicas.
Em seguida, o dr. Paulo Mattos, psiquiatra, ministrou a aula “Fisiopatologia e tratamentos para TDAH”, trazendo dados sobre fatores de risco genéticos, correlações, influência ambiental e interação gene-ambiente.
Ao final, os participantes puderam tirar dúvidas e compartilhar experiências com os palestrantes. Além das exibições presenciais em salas de cinema de Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO) e São Paulo (SP), o evento – realizado em parceria com a Apsen – também contou com transmissão on-line, disponível aos sócios da SBP no link abaixo.
PRN-SBP lança 2ª edição do Manual de Cuidados Pós-Reanimação Neon...
05/09/2025 , 11:45Alívio da dor na doença falciforme é discutido em webinar da SBP
05/09/2025 , 11:44Estão abertas até 29 de setembro as inscrições para a 18ª Mostra ...
05/09/2025 , 11:242ª edição do Congresso Norte-Rio-Grandense de Pediatria é marcada...
04/09/2025 , 19:54Poluição plástica: a conta chegou! Contagem Regressiva da Lancet...
04/09/2025 , 08:58Vacinação para Pacientes com Doença Falciforme
02/09/2025 , 08:06