Com programação robusta e ampla, o 17º Congresso Brasileiro de Adolescência ocorrerá em setembro na cidade de Porto Alegre (RS)

Entre os dias 17 e 20 de setembro, Porto Alegre (RS) sediará a 17ª edição do Congresso Brasileiro de Adolescência com o objetivo de congregar especialistas para debater assuntos  pertinentes sobre o tema “Adolescência em transformação: desafios contemporâneos e perspectivas para o futuro”. O evento tem a organização da Sociedade Brasileira de Pediatria em parceria com a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS).

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO!

O primeiro dia (17) será dedicado aos cursos pré-congresso. Ao todo, serão cinco atividades divididas entre aulas, oficinas e fóruns. São elas: “Instrumentalizando o pediatra para o atendimento do adolescente”; “Oficina: Semiologia das mamas, genitália feminina e genitália masculina”; “I Fórum de Atualização no Atendimento Multiprofissional do Adolescente”; “Fórum do Adolescente” e “Movimento Desconecta”.

Já no segundo dia (18), ocorrerão atividades com especialistas renomados nacionais e estrangeiros. A conferência de abertura será realizada pelo dr.  Michael Rich (EUA), abordando “The Mediatrician’s Guide: Convivência Saudável com a Tecnologia”, que também é tema de um livro escrito por ele. No mesmo dia, haverá ainda a palestra da dra. Lydia Shrier (EUA) que falará sobre “O uso de screening para substâncias psicoativas na adolescência”.

Na oportunidade, o tema “A saúde mental dos adolescentes como parte fundamental da avaliação pelos pediatras e médicos de adolescentes” será abordado pelo dr. Luis Augusto Rodhe (RS). No painel “Imunizações na adolescência: desafios, realidade atual e novas perspectivas” terá a participação especial da dra. Susana del Valle Devotto (Argentina). Além disso, ocorrerão debates sobre “Violência: quando suspeitar e como identificar no contexto ético e legal”; “Quem atende os adolescentes?”; entre outras atividades.

No terceiro dia (19), sexta-feira, serão ainda trazidos assuntos como “Autoimagem, autoestima e autocuidado: o limite entre a estética e a saúde”; “Aspectos psicológicos do adolescer: a doença sob a perspectiva do adolescente e da família”; “Atualização e perspectivas futuras do cigarro eletrônico como exemplo de drogadição na adolescência” entre outros.

Por fim, no sábado (20) os especialistas poderão encontrar painéis sobre “Uso dos LARCs na adolescência: dificuldades e avanços”; “Identidade de gênero e suas diversidades”; e “A arte da comunicação na adolescência”. Além disso, o evento propiciará a todos os presentes momentos culturais especiais com a participação de adolescentes.

A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO EVENTO PODE SER CONFERIDA AQUI