Estão abertas até o dia 30 de agosto as inscrições para o envio de trabalhos científicos para a 27ª edição do Congresso Brasileiro de Perinatologia. Nesse ano, o Prêmio Nicola Albano integrará a programação científica do evento e premiará cinco trabalhos, sendo um em cada categoria. O congresso, organizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em parceria com a Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj), acontecerá entre os dias 19 e 22 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ).
A submissão de resumos deverá ser efetuada obrigatoriamente por um autor já inscrito no Congresso. O número de autores é limitado a 15 por trabalho, mas não há limite de resumos para um mesmo autor. No entanto, um mesmo autor só poderá apresentar até dois trabalhos.
Os trabalhos precisam ser digitados diretamente na página do Congresso, em Trabalhos Científicos - Inscreva seu Trabalho. O resumo deve ter, no máximo, três mil caracteres, considerando os espaços. Não é permitido o uso de gráficos, fórmulas, imagens, formatações, símbolos ou caracteres especiais. Não utilizar parágrafos. No caso de abreviaturas e siglas, explicá-las na primeira vez em que forem usadas.
A Comissão ressalta que entre as informações obrigatórios que deverão constar no sumário do trabalho estão o número da aprovação do Estudo pelo Comitê de Ética em Pesquisa ou justificativa para não submissão. Além disso, no caso de uso de ferramentas clínicas da Inteligência Artificial generativa, é necessário informar em métodos e incluir na literatura consultada (referência) a plataforma utilizada.
TEMÁTICA - Além disso, os trabalhos deverão estar de acordo com um dos eixos temáticos. São eles: organização da assistência perinatal; redes colaborativas hospitalares de qualidade e pesquisas neonatais; assistência ao parto e nascimento; nutrição, práticas alimentares e aleitamento materno; respiratório; hemodinâmica; infecção e imunologia; icterícia e hematologia; neurologia e dor; seguimento do RN; bioética e autonomia dos pais no cuidado neonatal; cuidados paliativos; medicina fetal; qualidade e segurança em neonatologia; programas de ensino e aquisição de competências em neonatologia.
PRÊMIO – Em 2025, o Prêmio Nicola Albano integrará a programação científica do evento com objetivo de reconhecer profissionais que demonstram dedicação à qualidade da assistência neonatal, pesquisa científica e futuros líderes em neonatologia. A premiação é promovida pela SBP e Centro Nicola Albano (Campos e Macaé), que homenageia o dr. Nicola Albano, neonatologista do Rio de Janeiro que dedicou grande parte de sua vida à neonatologia, presente na assistência ao recém-nascido à beira leito, e no desenvolvimento de redes de ensino e qualidade do cuidado neonatal no Brasil.
O Prêmio é divido em cinco categorias:
1. Jovem Talento em Neonatologia: jovens pesquisadores (profissionais com até cinco anos de formados), com contribuições relevantes à neonatologia, com projetos inovadores dedicados à educação, avanços, defesa ou melhoria e mensuração da qualidade em assistência neonatal e incentivo a novas lideranças.
2. Pesquisa Aplicada e Inovação Clínica: estudos originais ou projetos com uso de novas tecnologias, dispositivos, protocolos clínicos, processos ou abordagens clínicas com impacto mensurável na qualidade da assistência neonatal.
3. Bioética, autonomia parental, cuidados clínicos individualizados e centrados na família, cuidados paliativos: projetos, estratégias e práticas assistenciais que promovam a presença dos pais no cuidado neonatal em todo o seu percurso clínico
4. Educação e Formação Profissional em Neonatologia: programas integrados em ensino, pesquisa e extensão para a qualificação do cuidado em neonatologia e perinatologia; programas ou pesquisas voltadas à formação de estudantes, residentes e equipes multiprofissionais, incluindo metodologias inovadoras e educação permanente.
5. Redes Colaborativas e Políticas em Neonatologia: trabalhos que envolvam articulação entre serviços, pactuação interinstitucional, modelos de regionalização, protocolos compartilhados e formulação e avaliação de políticas públicas voltadas à atenção neonatal e à abrangência da neonatologia e perinatologia.
Confira os novos reportes disponíveis do JPED
17/07/2025 , 14:25SBP realiza visita ao CFM para ampliar diálogo em defesa da saúde...
16/07/2025 , 19:45Tratamento da doença mão-pé-boca em crianças
15/07/2025 , 08:21PED CAST SBP: "Miopia e astigmatismo na infância: o que é preciso...
14/07/2025 , 10:24Cosméticos na Infância: importância da leitura de rótulos como um...
10/07/2025 , 08:13PED CAST SBP: "Dia Mundial da Alergia (8 de julho) - Poluição do ...
08/07/2025 , 10:24