A Diretoria-Executiva da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) se reuniu na sexta-feira (25) com os membros do Conselho Superior para deliberações das ações de governança, conforme preconiza o estatuto. A atividade aconteceu durante o 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, em Florianópolis (SC).
“Temos uma responsabilidade institucional e este é um dos momentos mais importantes para a tomada de decisões de tudo aquilo que envolve a nossa Sociedade. Obrigado a todos que estão aqui”, disse o presidente da SBP, Clóvis Francisco Constantino.
A diretora de Cursos e Eventos da SBP, Lílian Sadeck, apresentou a análise das visitas técnicas das quatro cidades concorrentes para sediar o 43º Congresso Brasileiro de Pediatria (CBP), em 2028. A disputa foi entre Brasília (DF), João Pessoa (PB), Manaus (AM) e Salvador (BA).
Em seguida, as presidentes de cada filiada que concorria a ser à cidade sede do Brasileirão de Pediatria – Luciana de Freitas Velloso Monte, de Brasília; Maria do Socorro Martins, da Paraíba; Adriana Távora de Albuquerque Taveira, de Manaus; e Ana Luiza Velloso da Paz Matos, da Bahia – apresentaram seus argumentos, como a malha aérea, o tempo médio de voo entre as capitais, a rede hoteleira, o centro de convenções e as atrações turísticas locais.
Após as explanações, a filiada de Manaus desistiu da concorrência, deixando a disputa para as outras três capitais. As votações ocorreram de forma aberta e, após a contagem de votos, a cidade escolhida para sediar o 43º CBP foi João Pessoa, com 11 votos. Salvador e Distrito Federal obtiveram oito votos cada.
“Obrigada a todos vocês que nos escolheram. Faremos um lindo congresso para receber os pediatras de todo o Brasil”, agradeceu a presidente da Sociedade Paraibana de Pediatria, Maria do Socorro.
Na sequência da reunião, a secretária geral da SBP, Maria Tereza Fonseca da Costa, procedeu com a aprovação da última ata do Conselho Superior, ocorrido em maio, em São Paulo (SP), a qual foi aprovada por unanimidade. Por sua vez, o presidente da Comissão Eleitoral da SBP, Sérgio Sarrubbo, apresentou o Calendário Eleitoral e o Plano de Trabalho – para a realização das eleições para escolha da próxima diretoria executiva gestão (2025-2027). Após a explanação, foram aprovados por unanimidade.
O último item da pauta foi a apresentação da Previsão Orçamentária para 2025, feita pelo diretor financeiro da SBP, Sidnei Ferreira. Após análise dos pontos expostos, foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Superior.
Neuroblastoma: o que o pediatra precisa saber?
21/05/2025 , 08:10PED CAST SBP: "TEA e dieta hipoalergênica"
19/05/2025 , 10:22Famílias em Pauta debate saúde mental de crianças e adolescentes
15/05/2025 , 12:03SBP assina Carta de Belém durante evento sobre bancos de leite hu...
15/05/2025 , 11:56SBP pede revogação da Resolução CFM nº 2.427/2025 e propõe criaçã...
15/05/2025 , 17:13Inscrições de trabalhos científicos no 17º Congresso Brasileiro d...
15/05/2025 , 13:53