Para promover o aprimoramento da educação médica em África, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) colaborou com a Associação Moçambicana de Pediatria (Amope) num curso pioneiro sobre vacinas. Destinado a acadêmicos, residentes e profissionais da saúde, o curso ocorreu em Maputo, Moçambique, nos dias 23 e 24 de setembro, logo após o VI Congresso Moçambicano de Pediatria.
Segundo o presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino, a ampliação da proximidade entre a pediatria do Brasil e Moçambique é mais um dos frutos obtidos em função do trabalho realizado pelo Grupo Pediatria Internacional dos Países de Língua Portuguesa.
“Esse intercâmbio de conhecimento é extremamente importante, uma vez que os dois países têm algumas semelhanças em termos de prevalência de doenças infectocontagiosas. O compartilhamento das melhores práticas em saúde pública é essencial para garantir qualidade de assistência a todas as crianças e adolescentes, em todos os lugares”, disse.
Conforme salientou a presidente da Amope, dra. Carla Judite Walea, a ideia da parceria surgiu durante o desenvolvimento da programação do congresso. “Devido à forte atuação do Brasil na área de imunizações, decidimos contatar a diretoria da SBP, que prontamente se dispôs a auxiliar. A propagação científica e a disponibilidade de recursos ainda são escassas em Moçambique. Junto com a SBP, a Amope escreveu um novo capítulo na história do nosso país no que concerne ao cuidado e à atenção da criança e do adolescente”, afirmou.
Segundo a pediatra, o resultado foi extremamente positivo e a participação dos especialistas brasileiros, na função de facilitadores, mostrou-se muito valiosa. “Acreditamos que essa edição possa ter sido a primeira de muitas outras. Com a ajuda da SBP, futuramente queremos ministrar aulas em algumas outras cidades de Moçambique. Estamos muito agradecidos pela colaboração”, concluiu a dra. Carla Walea.
AULAS - O presidente e a integrante do Departamento Científico (DC) de Imunizações da SBP, os drs. Renato Kfouri e Melissa Palmieri, respectivamente, ministraram aulas para uma plateia de aproximadamente 100 pessoas. As apresentações abordaram conceitos básicos de imunização, etapas de desenvolvimento das vacinas, calendários vacinais e mais tópicos.
“Recebemos, por exemplo, questionamentos constantes sobre os cuidados necessários para a administração de vacinas em crianças HIV positivo. Acredito que, em geral, todos recomendarão as imunizações de forma mais assertiva. O resultado não poderia ser melhor”, ressaltou o dr. Kfouri.
Conforme acrescentou a dra. Melissa Palmieri, a capacitação também contribuiu com informações sobre sistemas de saúde, doenças e estratégias de prevenção em um país que compartilha do nosso idioma. “O curso foi também uma oportunidade para nós, pediatras, que discutimos imunizações numa realidade distinta da habitual”.
Nova edição do JPed aborda a relação entre as mudanças climáticas...
02/05/2025 , 14:39DC de Imunologia Clínica da SBP publica série de vídeos sobre Err...
02/05/2025 , 14:37SBP divulga documento sobre mudanças climáticas e orientações par...
02/05/2025 , 14:25Dermaped 2025: Vai até 6 de junho prazo para envio de trabalhos c...
02/05/2025 , 14:16GT de Países de Língua Portuguesa promove segunda live sobre emer...
02/05/2025 , 13:57Diretor científico da SBP é homenageado pela Unifesp
30/04/2025 , 16:56