Em alusão à Semana das Imunodeficiências Primárias, celebrado na última semana de abril, o Departamento Científico de Imunologia Clínica da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) preparou uma série de sete vídeos curtos para falar sobre diferentes aspectos relativos a esse grupo de doenças.
“Essa semana é muito importante, para lembrarmos a importância das doenças que afetam principalmente crianças, muitas vezes desconhecidas pela população em geral e até mesmo por diversos profissionais da saúde. Essas doenças comprometem o sistema de defesa do corpo, causando infecções, inflamações, alergias, autoimunidade e até mesmo câncer. Por isso, o diagnóstico precoce é essencial. Devemos falar sobre esse tema para que tanto as famílias quanto os profissionais da saúde possam identificar os sinais e encaminhar os pacientes para avaliação de um imunologista”, explicou a dra. Ekaterini Simões Goudouris, membro do DC de Imunologia Clínica da SBP.
Confira os temas abordados pelos especialistas:
Erros inatos imunidade X imunodeficiências primarias - O que mudou?
Triagem neonatal EII
Sinais alerta para erros inatos em bebês
Sinais de alerta para EII em crianças
Existe tratamento para EII?
Angioedema hereditário
Sinais de alerta para EII em adolescente
SEMANA MUNDIAL – Anualmente, o Comitê Diretor, composto por representantes de uma rede global de defesa dos pacientes, propõe um tema para reflexão. O tema deste ano é “See the Unseen” (“Enxergue o que não é visto”, em tradução literal). No site da campanha, é possível acessar materiais de divulgação, histórias inspiradoras e campanhas anteriores. Acesse: https://worldpiweek.org
Nova edição do JPed aborda a relação entre as mudanças climáticas...
02/05/2025 , 14:39SBP divulga documento sobre mudanças climáticas e orientações par...
02/05/2025 , 14:25Dermaped 2025: Vai até 6 de junho prazo para envio de trabalhos c...
02/05/2025 , 14:16GT de Países de Língua Portuguesa promove segunda live sobre emer...
02/05/2025 , 13:57Diretor científico da SBP é homenageado pela Unifesp
30/04/2025 , 16:56Como estão emocionalmente os nossos adolescentes? Alerta aos Pedi...
29/04/2025 , 14:56