Com o objetivo de debater os desafios enfrentados pelos pediatras e explicar por que valorizar a especialidade é investir na saúde pública, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) realizou uma live especial na última quarta-feira (23). A atividade integrou as ações em alusão ao Dia do Pediatra, celebrado em 27 de julho, e contou com a participação de especialistas da Diretoria de Defesa da Pediatria.
“Estamos construindo um caminho sólido na Defesa Profissional dentro da Sociedade. Temos metas claras, planejamento e estamos avançando”, afirmou o presidente da SBP, dr. Edson Liberal, ao iniciar sua palestra. Durante sua fala, ele destacou as ações voltadas à sociedade civil, como as plataformas Pediatria para Famílias, Famílias em Pauta, PedCast e Pergunte ao Pediatra. Também ressaltou o potencial que cada pediatra tem de atuar como influenciador junto às famílias, oferecendo informações baseadas em evidências científicas.
“As famílias podem ser a base de sustentação do trabalho do pediatra, e é fundamental estarmos ao lado delas para que nossa atuação tenha ainda mais impacto. Temos produzido uma ampla gama de materiais voltados às famílias brasileiras. Queremos que os pediatras compartilhem esses conteúdos com seus pacientes, tanto nos consultórios quanto nos ambulatórios. A SBP e os pediatras precisam se consolidar como fonte de referência sobre os temas mais relevantes da infância e adolescência”, enfatizou o presidente.
INFORMAÇÃO – Na oportunidade, o 2º diretor financeiro da SBP e diretor adjunto da Defesa da Pediatria, dr. Sidnei Ferreira resumiu as ações desenvolvidas na campanha de valorização do pediatra, que é promovida pela Diretoria de Defesa da Pediatria desde 2023. Foram destacadas as ações feitas para as redes sociais, para as famílias, as estratégias de inclusão e sensibilização dos pediatras no tema, além do que foi promovido durante o 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, em Florianópolis (SC), em 2024.
“Não é uma luta fácil, nem breve. Mas o grupo seguirá com suas reuniões, levando adiante a campanha, conquistando uma vitória a cada dia. Nosso sonho é que isso se torne um programa permanente da SBP, que não se encerre, porque só assim conseguiremos transformar o cenário atual. Essa campanha de Valorização da Pediatria é mais do que um movimento: é um compromisso coletivo — nosso, dos colegas pediatras e de todas as filiadas”, disse o diretor.
Na sequência foi a vez da Diretora de Integração Regional, dra. Marynéa Vale, que abordou as questões relacionadas à pediatria na Atenção Básica. A neonatologista trouxe o histórico da Atenção Primária em Saúde (APS) com a Declaração de Alma-Ata, em 1978, a Constituição Federal de 1988, a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), da Estratégia de Saúde da Família, e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
“A APS é a porta de entrada do SUS e as crianças, especialmente em seus primeiros anos de vida, devem ser acompanhadas por um pediatra. A SBP recomenda que todas as crianças, desde o nascimento, tenham acesso a atendimento pediátrico qualificado para garantir um acompanhamento adequado ao crescimento e desenvolvimento. As crianças não podem ser apenas encaminhadas aos especialistas após uma provável identificação de alteração desses marcos ou de outras morbidades que possam surgir da vida delas”, enfatizou dra. Marynéa.
Por fim, foi a vez do Diretor de Defesa da Pediatria, dr. Fábio Guerra, que falou sobre as conquistas e estratégias atuais. Em sua fala, o diretor destacou a importância do investimento na valorização da especialidade, especialmente por meio da construção de uma ampla rede de atuação conjunta entre a SBP e suas filiadas, garantindo capilaridade e disseminação do tema em todo o país. Nesse contexto, um dos destaques apontados foi a realização dos Fóruns Regionais de Defesa da Pediatria, previstos para o segundo semestre de 2025.
“Sempre enfatizamos que só avançaremos com uma construção coletiva, um trabalho em rede. Temos buscado compreender tanto as demandas nacionais quanto as regionais. Por exemplo, uma questão que precisamos enfrentar com firmeza é a atenção e a responsabilidade pelo atendimento ao adolescente. Esse público continua sem um espaço adequado de assistência, e essa responsabilidade é nossa, dos pediatras”, afirmou.
Filiadas da SBP celebram Dia do Pediatra com ações em todo o País...
29/07/2025 , 16:51Presidente da SBP participa do III Congresso Sergipano de Pediatr...
29/07/2025 , 16:37Atresia Biliar
29/07/2025 , 09:31PED CAST SBP: "Crianças e adolescentes com ansiedade: o que fazer...
28/07/2025 , 10:08Presidente da SBP participa de formatura de adolescentes e jovens...
26/07/2025 , 12:04SBP desenvolve uma série de ações digitais para celebrar o Dia do...
26/07/2025 , 11:59