Diretor científico da SBP é homenageado pela Unifesp

O diretor científico da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Dirceu Solé, foi homenageado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por ocasião de sua aposentadoria do cargo de professor titular da Disciplina de Alergia, Imunologia Clínica e Reumatologia do Departamento de Pediatria da entidade. Há mais de 40 anos na Universidade, o especialista é um dos principais pesquisadores da área de Alergia e Imunologia Pediátrica.  

Conforme ressaltou a ex-presidente e diretora científica adjunta da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva, além de médico e excepcional professor, dr. Dirceu Solé é um ser humano ímpar. “É uma merecida homenagem a um grande cientista e um amigo querido, como poucos”, frisou a especialista, que compareceu à cerimônia realizada em São Paulo (SP). 

O presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino, também parabenizou o colega, seu contemporâneo no período de graduação na Escola Paulista de Medicina (EPM). “Essa homenagem é absolutamente merecida em função de sua extraordinária trajetória profissional. Ressalto tanto a sua competência como pesquisador, quanto a sua dedicação no trabalho de comunicação científica, sempre visando a atualização dos médicos, seja junto à Associação Brasileira de Alergia e Imunologia ou na condução dos Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP”, afirmou.

Contratado em 1979 pela Unifesp, dr. Dirceu Solé ocupou diferentes cargos na entidade. Desde 1982, passou a atuar na Disciplina de Alergia. A partir de 1998, atuou como membro da Comissão de Pós-graduação em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria. No ano seguinte, em 1999, tornou-se professor titular. Além disso, entre 2000 e 2004, foi membro da Comissão de Ética do Hospital São Paulo da Universidade. “Fazendo uma retrospectiva de tudo pelo que passei, me despeço com a certeza de que o trabalho construído não será perdido, ao contrário, será honrado pelos que me sucederão”, afirmou ele.

Na oportunidade, dr. Dirceu Solé foi laureado ainda por outros colegas, como o presidente do DC de Alergia da SBP, dr. Herberto Chong Neto; a integrante do GT Saúde Planetária, Saúde Única da SBP, dra. Marilyn Urrutia-Pereira; o acadêmico titular da Academia Brasileira de Pediatria (AB), dr. Nelson Rosário Filho; e a gerente de eventos da SBP, Rosely Sobral, que trabalha com o pediatra há mais de dez anos.