Na última quinta-feira (22), uma comitiva da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) visitou as instalações do Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-UFAM), em Manaus, vinculada à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O grupo foi composto pelo presidente da entidade, dr. Clóvis Francisco Constantino, juntamente com os drs. Edson Liberal (1º vice-presidente); Maria Angélica Barcellos Svaiter (2ª diretora financeira); Lilian Sadeck (diretora de cursos, eventos e promoções); Rossiclei Pinheiro (presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SBP); e Adriana Távora de Albuquerque Taveira (presidente da Sociedade Amazonense de Pediatria).
"Estamos vivendo um período difícil em virtude da sazonalidade, que implicou na piora dos casos de síndromes respiratórias e colocou o sistema de saúde em cheque. Certamente o HUGV conseguiu minimizar a gravidade, para que as crianças e adolescentes pudessem ser bem atendidos. Por isso, é um prazer poder visitar o Hospital e nos colocamos à disposição para ajudar no que pudermos", disse o presidente da SBP durante uma visita.
Na ocasião, os especialistas da SBP puderam conferir as instalações pediátricas (enfermaria e UTI), abertas emergencialmente em atendimento ao pedido de cooperação técnica proposto pelo governo do Estado do Amazonas. O objetivo é prestar assistência aos casos crescentes de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), principalmente em crianças.
"É um prazer receber o professor Clóvis Constantino e toda sua equipe em nosso Hospital. No momento, estamos passando por uma situação crítica em virtude do aumento de casos de infecções respiratórias na cidade. O HUGV está preparado para receber essas crianças e dar toda a assistência que a cidade e a população do Amazonas precisam", explicou o superintendente do HUGV, dr. Juscimar Carneiro Nunes.
O presidente da Sociedade Amazonense de Pediatria (Saped) também aproveitou uma visita para agradecer os esforços dos profissionais envolvidos na assistência às crianças e adolescentes durante esse aumento de internações em virtude da SRAG.
"O HUGV sempre foi uma referência em relação à assistência da saúde da criança e do adolescente no Estado. Abrir as portas de maneira emergencial para ajudar e fazer com que o sistema de saúde não entre em colapso foi estratégico e muito importante", disse o dra. Adriana Távora de Albuquerque.
Uma visita ao hospital ocorreu durante a realização da primeira edição do Congresso de Atualização em Pediatria da Região Norte (PedNorte). O evento foi realizado pela SBP e Saped entre os dias 22 e 24 de junho, em Manaus (AM).
Acesse os novos informativos do Reporte Semanal do JPed
12/12/2025 , 10:19
1º Congresso Mundial de Emergências Pediátricas: inscrições de tr...
11/12/2025 , 11:28
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) Digital: o que todo ...
11/12/2025 , 08:08
Exame de Área de Atuação em Neurologia Pediátrica 2025: acesse o ...
10/12/2025 , 16:42
PRN-SBP ultrapassa marca histórica de 190 mil certificações
10/12/2025 , 13:54
SBP apresenta ao Congresso plano para ampliar a presença do pedia...
10/12/2025 , 11:12