Dra. Leda Amar de Aquino conta um pouco da sua história e carreira no oitavo episódio do videocast “RP Convida”

Está no ar o oitavo episódio do videocast RP Convida, programa mensal da Revista Residência Pediátrica (RP). Na edição de outubro, a convidada é a dra. Leda Amar de Aquino, pediatra formada pelo programa de residência médica em Pediatria do Hospital Municipal Jesus, no Rio de Janeiro. Em 2001, a especialista recebeu da instituição uma homenagem em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à saúde da criança.

ASSISTA AO EPISÓDIO COMPLETO AQUI.

Durante a conversa, a dra. Leda falou sobre suas motivações, desafios e contribuições à Pediatria, além de compartilhar aspectos de sua vida pessoal e de seu compromisso com a humanização do cuidado infantil. Ela comentou sobre as transformações na especialidade desde o início de sua carreira, o que a inspirou a seguir o mestrado e doutorado em Ciências na área da Saúde da Criança, o papel da produção científica no avanço da Pediatria no Brasil e o impacto pessoal de ter sido homenageada durante a 66ª Jornada Científica do Hospital Municipal Jesus.

“O pediatra, mesmo que não esteja em um ambiente universitário, precisa estar pesquisando e atualizado com os novos conhecimentos que interferem em sua prática cotidiana. Além de tudo, a pesquisa científica é fundamental para combater as notícias falsas”, destacou.

Ao final do episódio, estreou o quadro “Bate-bola”, no qual o entrevistado responde rapidamente a três perguntas sobre carreira, memórias e inspiração. Nesta edição, a dra. Leda respondeu às questões “Uma palavra que define a Pediatria”, “O maior desafio da sua carreira” e “Um momento marcante da residência em Pediatria”.

SOBRE O VIDEOCAST – Produzido pela equipe da Revista Residência Pediátrica (RP) da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o RP Convida reúne especialistas de destaque para discutir temas ligados à trajetória e à vivência profissional na Pediatria. Cada edição promove diálogos que contribuem para a formação de médicos e residentes, incentivando a atualização e o aperfeiçoamento da prática pediátrica.