A diretora científica adjunta da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e vice-presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), dra. Luciana Rodrigues Silva, é destaque da seção “Reflections | Profile”, da The Lancet Child & Adolescent Health, edição de setembro. A especialista, que é a primeira pediatra brasileira a receber este convite, foi entrevistada pelo comunicólogo Tony Kirby.
Com o título “Luciana Rodrigues Silva: gastroenterologista pediátrica e pioneira no Brasil”, a especialista compartilha um pouco de sua trajetória profissional e do caminho que a levou à pediatria. “Achei interessante a colocação sobre ser pioneira em defender propósitos e em inspirar outros a se juntarem em mudanças duradouras. Em várias oportunidades, alunos, colegas, pacientes e familiares têm dado semelhantes depoimentos que são gratificantes e sinto que os nossos objetivos, nosso trabalho e nossas lutas têm sido reconhecidos”, relata a pediatra.
Para a gastroenterologista pediátrica, que foi a primeira mulher a presidir a SBP, o convite dos editores da publicação foi recebido com grande emoção. “Tenho atuado há mais de quarenta anos como pediatra, professora de pediatria, pesquisadora, orientadora de alunos de graduação e pós-graduação; participei em vários cargos na SBP, inclusive como presidente por dois mandatos, e na Academia Brasileira de Pediatria, além da diretoria da Associação Médica Brasileira. Então, ter este reconhecimento internacional foi uma honra e uma grande alegria”, enfatiza.
A acadêmica salienta também como a união e amizades que fez ao longo do caminho a mantiveram firme. “Há um ditado que gosto muito e que fica bem claro o que aconteceu quando compartilhei este material com amigos em vários locais e instituições: quando compartilhamos com amigos uma alegria, ela aumenta; quando compartilhamos uma tristeza, ela diminui. Desta forma, a sensação de alegria e gratidão à vida pelas oportunidades que ela me tem dado são muito grandes”, declarou a dra. Luciana.
ARTIGO – O artigo traz seu histórico profissional, suas publicações de destaque e quais linhas de pesquisa ela atua. Conforme destaca o texto, ela possui 202 publicações, 13 livros e 124 capítulos publicados, além de três traduções, duas do inglês e uma do francês.
Além disso, a pediatra fala sobre seus hobbies favoritos, que incluem remar, ler, apreciar artes de todos os tipos (música, pintura, dança, literatura, arquitetura), ir ao cinema e passar tempo de qualidade com amigos e família. “Ela também ama conhecer pessoas nos congressos e aproveita o privilégio de poder viajar bastante”, conclui o artigo.
SBP e ISERJ firmam parceria para projeto piloto “Primeiros Socorr...
08/10/2025 , 08:53Carta propõe que saúde seja eixo central da COP30 e já tem adesão...
07/10/2025 , 17:01Setembro Verde Esperança: SBP e Instituto “Protegendo Cérebros, S...
07/10/2025 , 14:01Nova diretoria da Academia Brasileira de Pediatria é empossada em...
07/10/2025 , 11:07SBP lança curso EAD gratuito para associados sobre “Doenças de in...
06/10/2025 , 17:10PEDCAST SBP: “Obesidade: da identificação ao tratamento”
06/10/2025 , 09:49